Abertura do Integra UFMS 2022 marca o retorno presencial do maior evento científico do estado

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

O Integra UFMS 2022 iniciou a programação e tem como destaque a volta ao formato presencial. A solenidade de abertura foi realizada na noite desta segunda-feira, 24, no Ginásio Moreninho e autoridades estiveram presentes para celebrar o início do  maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.

O reitor Marcelo Turine deu início à solenidade de abertura e reforçou a importância de um encontro com tamanha estrutura, para receber mais de 5 mil estudantes ao longo da semana. “É para exposição, prestação de contas, um investimento que fazemos nos grandes projetos de conhecimento. É uma alegria para nós, um orgulho ter esse [evento], que é o maior do Mato Grosso do Sul. Um momento de integração e de apresentação dos jovens talentos da Universidade!”, celebrou.

Os mais de 100 estandes de apresentação são organizados por ruas, que levam o nome de grandes nomes da ciência, de Hannah Arendt a Albert Einstein. A vice-reitora Camila Ítavo destacou que os nomes devem servir de inspiração aos estudantes. “Aproveitem essa oportunidade, espero que o Integra saia ainda mais fortalecido. Que os nossos estudantes da graduação, mestrado, doutorado, e do Ensino Médio também, olhem os nomes dessas ruas e entendam que também podem ser um deles”, disse.

A coordenadora do evento, Liana Duenha Dessandre Garanhani, enfatizou que a proposta está relacionada ao nome do evento, ou seja: integrar estudantes de diversas áreas e programas. “É uma grande festa acadêmica e o pessoal está bem animado. Temos estudantes da Cidade Universitária e dos 9 câmpus, com apresentações organizadas por dia. Até quarta-feira, serão quase 1,2 mil trabalhos apresentados. Além disso, teremos palestras e minicursos acontecendo em diversos setores da UFMS. Participem, tudo foi feito com muito carinho”, convida.

Representando o Governo do Estado, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo Pereira, afirmou que o objetivo é investir cada vez mais na ciência. “Quantas soluções científicas não saíram daqui? Quanta inovação ainda não pode ser feita? Para isso, queremos investir ainda mais em vocês, na inovação e na tecnologia. O nosso papel é esse, fomentar e ajudar”.

O coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional e representante da Secretaria de Estado de Educação, Franklin Garcia Magalhães, exaltou o interesse no conhecimento gerado pela Universidade. “A formação não se encerra na Educação Básica. O desenvolvimento promovido pela universidade é fundamental para a humanidade. Estamos prestigiando este evento com muita alegria”, disse.

Para a subsecretária de Políticas para a Mulher e representante da Prefeitura de Campo Grande, Carla Stephanini, o momento que a Universidade vive é fundamental para o desenvolvimento da Capital e do Estado. “A Universidade nos apresenta inovação, tecnologia, empreendedorismo, é tudo que precisamos para o nosso desenvolvimento e para as oportunidades que queremos oferecer às pessoas. Temos a UFMS como uma das nossas grandes parceiras”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo diretor de estratégia da agência 80 20 Marketing, Kenneth Corrêa, que também é egresso da Instituição. Ele enfatizou a alegria em retornar como palestrante. “Eu quero rapidamente agradecer porque eu tenho dado palestras e levado conteúdo por todo o Brasil, esse ano foram 14 estados. É muito legal dividir e falar com pessoas de regiões diferentes, mas nada como voltar para casa, aquele sentimento de que a gente tá no nosso lugar. Aqui eu me sinto sempre super bem recebido”.

Estrutura, organização e avaliação

Para receber os mais de 5 mil estudantes, além do público da comunidade externa, foi montada uma mega estrutura na Cidade Universitária. No Ginásio Moreninho, são mais de 100 estandes organizados para a apresentação dos 1.155 trabalhos, que foram divididos em sessões técnicas.

Além de exporem seus trabalhos aos visitantes, os apresentadores ainda serão avaliados durante o evento. Cláudia Carreira, coordenadora de avaliação do Integra, explicou como os trabalhos serão classificados para a premiação. “Temos os professores, que farão a avaliação de mérito. Eles vão até o banner e verificam a criatividade do trabalho, a metodologia, como o banner foi confeccionado, como é a apresentação. No final, teremos uma média e vamos premiar os melhores trabalhos”, detalhou.

Diretor do Câmpus de Ponta Porã e avaliador, Leonardo Silva, destacou a empolgação dos estudantes. “Aqui nós encontramos bons trabalhos, é hora de encontrar colegas e conhecer novas pesquisas. Estamos todos encantados com a recepção, tem sido um momento muito feliz para a comunidade universitária”.

Mestranda do Câmpus de Três Lagoas, Roberta Volpato está entre as apresentadoras do primeiro dia de Integra. Ela passou pelos estantes para conhecer outros trabalhos e  ficou feliz em ver a qualidade das pesquisas. Para Roberta, o evento é essencial para agregar conhecimento e compartilhar experiências.

Texto: Mylena Rocha