Abertas as inscrições para o projeto “Criança/s e Infância/s no Cinema: Possibilidades de des/ver conceitos”

Postado por: Marco Santos

O Projeto de Extensão “Criança/s e Infância/s no Cinema: Possibilidades de des/ver conceitos” tem em seu tema central a criança e sua/s infância/s, pois, nas últimas décadas, tem-se exigido uma atenção especial das políticas públicas, notadamente a partir da promulgação dos Direitos das Crianças (1989), no Brasil e em grande parte do mundo, caracterizando um momento de modificações na concepção dessas categorias no âmbito da escola, da família, das mídias, etc.

“A opção por trabalhar a/s infância/s e a/s criança/s por meio da linguagem do cinema enquanto recurso que reproduz imagens da realidade ou cria imagens que levam à reflexão e abstração dessa mesma realidade, se justifica pelo fato de que o cinema se constitui em instrumento da formação cultural que aproxima o ser humano da complexidade do mundo”, destaca a Profª. Janaina Maia, Coordenadora do Projeto.

Na programação temos documentários e filmes que tratam das relações intergeracionais (entre o mundo infantil e o adulto) nos diversos espaços sociais (família, escola, ruas); mas filmes também que tratam do universo infantil, da interação entre pares na construção das chamadas “culturas infantis”. Filmes, enfim, que tratam da infância normatizada (aquela restrita às instituições) e da infância “hors de norme” (crianças que trabalham, que vivem nas ruas, que sofrem algum tipo de violência ou exploração) com análise e debate proporcionando reflexões por meio da Plataforma do Google Meet.

“O cinema é um veículo capaz de causar reflexão e possibilidade de transformação, na medida em que integra várias dimensões humanas. Dessa forma, o Projeto suscita possibilitar aos/as acadêmicos/as de PEDAGOGIA, acadêmicos/as de outras Licenciaturas, servidores da UFMS/CPAQ, bem como Professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) da rede pública do município de Aquidauana/MS e Anastácio/MS, Distritos, Comunidades Indígenas, demais localidades, Conselheiros Tutelares, Assistentes Sociais, Psicólogos, entre outros profissionais, reflexões sobre questões culturais, sociais, econômicas e políticas da/s criança/s e da/s infância/s”, ressalta a Profª Janaina.

Link para inscrição: https://forms.gle/dBpvbpPRVuxscHjG9

Dúvidas: janaina.maia@ufms.br