Pelo terceiro mês consecutivo, produtos alimentícios têm queda de preço em Aquidauana (MS); veja a pesquisa

Na última quarta-feira (16), o Curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) divulgou a Pesquisa sobre a Variação de Preço Mensal dos Produtos em Aquidauana (MS), referente ao mês de agosto (2017).

A atividade faz parte do cronograma de ações do Projeto de Pesquisa “Comportamento dos Preços dos Produtos da Cesta Básica na Cidade de Aquidauana (MS)”, desenvolvido pela Prof. Ma. Christiane Marques Pitaluga, da Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN), em conjunto com o acadêmico Edmilson Montania, do CPAQ.

Para a pesquisa do mês de agosto, foram verificados preços dos produtos nos seguintes supermercados: Supermercado Atlântico, Supermercado Princesa, Supermercado Nacagami, Supermercado JR e Supermercado Caçapava.

O supermercado que apresentou a maior quantidade de itens com o menor preço no mês de agosto na comparação com os demais estabelecimentos foi o Supermercado Atlântico, com a quantia de 12 produtos com menor preço na cidade.

A Coordenadora do projeto destaca a importância da continuidade na queda de preços dos produtos alimentícios em Aquidauana (MS): “novamente (e isso é um bom sinal) ressalto que pelo terceiro mês consecutivo o somatório dos produtos que tiveram queda nos seus preços e dos produtos que mantiveram seus preços foi consideravelmente superior aos produtos que tiveram elevação nos preços; o tomate, que foi considerado um vilão no mês passado, esse mês apresentou queda considerável em todos os supermercados”, disse a Professora Christiane.

A Professora destaca também que não houve impacto significativo do aumento do preço dos combustíveis no preço dos alimentos da cesta básica em Aquidauana (MS): “[o preço dos produtos] não foi fortemente afetado pelo expressivo aumento no preço da Gasolina ocorrido no final do mês de Julho; no mês de Julho o supermercado que praticou o maior valor para a cesta básica registrou um total de R$ 174,06 contra R$157,66 apresentado neste mês; e o supermercado com o menor preço no mês passado registrou um total de R$ 144,18 contra R$ 136,61 para este mês”.

Por fim, a Coordenadora do Projeto aponta os benefícios desse cenário: “espera-se que os produtos da cesta básica mantenham esse ritmo de queda, proporcionando assim uma expansão no poder de compra da população de Aquidauana”, finalizou.

Para ter acesso aos dados completos da pesquisa, confira nos links: