Curso de Administração realizou visita técnica sobre Planejamento Estratégico no 9º BE Cmb Carlos Camisão

Na última sexta-feira, 04 de agosto, alunos e Professoras do Curso de Administração da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) realizaram visita técnica ao 9.º Batalhão de Engenharia de Combate (BE Cmb) Carlos Camisão, em Aquidauana (MS), para conhecer o Planejamento Estratégico no Exército Brasileiro e no Batalhão. Os alunos, a Professora da disciplina de Planejamento Estratégico, Lilliane Renata Defante, e a Coordenadora do Curso, Profa. Daniela Althoff Philippi, foram recebidos pelo Major Niedson, no Auditório Visconde de Taunay

O 9.º BE Cmb foi criado pelo Decreto n.º 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1.º Batalhão de Engenharia de Combate. A unidade está sediada na cidade de Aquidauana (MS). Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1.ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese.

Missão do Exército Brasileiro (clique para ampliar)

É denominado “Carlos Camisão” em homenagem a esse chefe militar, que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a Campanha da Tríplice Aliança. O estandarte do 9.º BE Cmb foi criado pelo Decreto n.º 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano. O Estandarte Histórico retrata, em suas cores e símbolos heráldicos, a participação heroica da única unidade de Engenharia do Exército Brasileiro que lutou na 2.ª Grande Guerra.

O Exército Brasileiro apresenta como missão contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social, estando sempre com a sua Força Terrestre e em permanente estado de prontidão.

Até 2022, o processo de transformação do Exército chegará a uma nova doutrina – com o emprego de produtos de defesa tecnologicamente avançados, profissionais altamente capacitados e motivados – para que o exército enfrente, com os meios adequados, os desafios do século XXI, respaldando as decisões soberanas do Brasil no cenário internacional.

Brasão do 9.º BE Cmb (clique para ampliar)

Durante a visita foi possível conhecer como o Exército cumpre a sua Missão, por meio do seu Planejamento Estratégico (PE), e como o Batalhão coopera para o seu cumprimento na região, com relevante papel na sociedade. Foram exemplificados diversos assuntos abordados na disciplina e no decorrer do curso de Administração, tais como a importância do diagnóstico com a análise SWOT ou “FOFA”, de forças e fraquezas internas e a análise externa das ameaças e oportunidades.

Após a brilhante explanação do Major Niedson sobre o PE da Organização Militar, alunos e professoras participaram de um delicioso coffee break e, em seguida, visitaram o instigante Museu Marechal José Machado Lopes. Os alunos relataram a satisfação em participar de atividades como esta para aprimorar os seus conhecimentos na relação da teoria com a prática, especialmente se tratando deste tipo de organização, tão emblemática na concepção da gestão estratégica.

O Curso de Administração agradece a contribuição do Batalhão pela ótima recepção e pela minuciosa explanação sobre o seu Planejamento Estratégico.

Para ter acesso ao álbum de fotos da Visita Técnica, clique aqui.