Curso de Geoprocessamento aplicado a bacias hidrográficas foi realizado pelo CPAQ em Bodoquena (MS)

Os laboratórios de Geoprocessamento e Geologia e Geomorfologia do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), dos Cursos de Geografia Licenciatura e Bacharelado, ofereceram, nos dias 12 e 13 de junho, uma extensão universitária no Município de Bodoquena (MS), com o apoio da Prefeitura Municipal do referido município. Na oportunidade, desenvolveu-se o Curso de Geoprocessamento aplicado a bacias hidrográficas.

O curso de extensão tratou da Bacia Hidrográfica como área para análise de questões ambientais recorrentes no Município e de técnicas de Geoprocessamento aplicadas ao mapeamento e interpretação de produtos de sensoriamento remoto, como imagens de satélites e modelos numéricos do terreno.

Participantes do Curso de Geoprocessamento aplicado a bacias hidrográficas, em Bodoquena (MS)

Os participantes, técnicos e professores da Prefeitura e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tiveram contato com questões teóricas e metodológicas de análise de bacias. Foram treinados na operacionalização do software de geoprocessamento de informações georreferenciadas (Spring) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na obtenção de dados espaciais, georreferenciamento de imagens de satélite, classificação de imagens e elaboração de mapas temáticos.

O curso foi elaborado e desenvolvido pelos Professores Elisângela Martins de Carvalho e Emerson Figueiredo Leite, com o apoio dos bolsistas do Laboratório de Geoprocessamento Jorge Willian Francisco de Souza e Jarisson Lucas da Costa Silva, que atuaram como monitores.

Segundo o Engenheiro Ambiental da Prefeitura Municipal de Bodoquena, Danillo Angelo dos Santos,  “o curso de geoprocessamento realizado em Bodoquena nos dias 12 e 13 de Junho de 2017 foi uma oportunidade para os conselheiros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONDEMA, professores, alunos e produtores rurais que participaram desta capacitação perceberem o acesso fácil, em sua própria cidade, a uma tecnologia de gestão ambiental, permitindo melhor estudo e analise do ambiente e os recursos naturais. O Curso ministrado pelo professor Emerson possibilitou em pouco espaço de tempo apresentar o sistema de geoprocessamento, o sistema de acesso ao INPE para obtenção das imagens de satélite, uso do software Spring, suas ferramentas e recursos para manejo das bacias hidrográficas”.

Desenvolvimento do Curso de Geoprocessamento aplicado a bacias hidrográficas

Danillo informou ainda que “após este curso no município de Bodoquena possibilitar-se-á o fomento de profissionais interessados em conhecer, aprimorar no sistema, também dinamizando a mão de obra local, através da oportunidade de trabalhar com o software atendendo a demanda de projetos e estudos integrados para o meio ambiente. A Prefeitura Municipal de Bodoquena está à disposição da UFMS, para parcerias, capacitação da população e desenvolvimento de estudos técnicos no município”.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.