Curso de Turismo e PPGEO do CPAQ convidam para palestra sobre Organização e Avaliação do Conhecimento

Na próxima terça-feira (09), a comunidade acadêmica do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) poderá prestigiar uma palestra com um docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A palestra, intitulada “Mapas Conceituais para Organização e Avaliação do Conhecimento“, será ministrada pelo Professor Doutor Celso José Viana Barbosa, docente da UFS.

O evento está sendo organizado pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia (PPGEO/CPAQ), professora Eva Teixeira dos Santos; pela Coordenadora do Curso de Turismo do CPAQ, professora Isabelle de Fátima Silva Pinheiro; e pelo docente do Curso de Turismo do CPAQ, professor Marcos Pereira Campos, em uma ação conjunta.

A ação ocorrerá na próxima terça-feira – dia 09 de maio, às 19h, no Auditório Paulo Correa, Bloco B, Unidade II, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana.

Conheça abaixo um pouco mais sobre o tema e sobre a palestra que será realizada:

• Mapas Conceituais para Organização e Avaliação do Conhecimento

– Os mapas conceituais são ferramentas gráficas para organizar e representar o conhecimento. Incluem conceitos e relações entre conceitos. O conceito nesse caso é definido como uma regularidade ou padrão percebido em eventos ou objetos, ou registros de eventos ou objetos, designados por um rótulo. O rótulo para a maioria dos conceitos é uma palavra, embora às vezes usamos símbolos como + ou %, e às vezes mais de uma palavra é usada. As proposições são declarações sobre algum objeto ou evento no universo, seja natural ou construído. Proposições contêm dois ou mais conceitos conectados usando palavras ou frases de ligação para formar uma declaração significativa. Às vezes, estas são chamadas unidades semânticas, ou unidades de significado. Os mapas conceituais também são usados para avaliar a aprendizagem de conceitos, unidades de estudos ou mesmo um campo conceitual. Existem diferentes ferramentas para a construção de um mapa conceitual, mas apresentaremos apenas o CMAPTOOLS, devido ao seu alto potencial de integração entre diferentes mídias.

• Professor Celso José Viana Barbosa

– Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Brasília, Doutorado em Física (2003) pela mesma instituição. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Sergipe, orienta no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) e é orientador e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Física (PPGPF). Principais interesses: formação de professores de física, mapas conceituais e aprendizagem ativa.

A comunidade acadêmica do CPAQ está convidada a prestigiar o evento. Participem!