Curso de Administração do CPAQ visita LivingLab MS e AGINOVA/UFMS e é recepcionado por Reitor e Vice-Reitora

Na última terça-feira (07), acadêmicos do 7.º semestre do Curso de Administração do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram aulas de campo da Disciplina Inovação, ministrada pela Prof. Daniela Althoff Philippi. Os alunos fizeram visitas técnicas ao LivingLab MS e à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA) na UFMS em Campo Grande (MS). Além dos alunos matriculados na disciplina e da Professora Daniela, as visitas contaram com a participação das Professoras Christiane Pitaluga e Naira Kalb.

No período matutino, a visita foi ao LivingLab (laboratório vivo), um espaço de grande incentivo à inovação em Mato Grosso do Sul. O LivingLab MS é um importante ecossistema de inovação aberta, que integra pesquisa e inovação tecnológica, e o primeiro da região centro-oeste. O espaço conta com colaboração e promove a cooperação entre diversas instituições, dentre elas a UFMS e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Os participantes foram muito bem recepcionados por Rodrigo Sleiman e Greicy Rodrigues, que explicaram sobre as origens do conceito de LivingLab e, especialmente, como o LivingLab MS tem promovido continuamente o empreendedorismo e inovações no estado, desde a sua recente criação.

O grupo teve a oportunidade de ouvir o relato de experiência do empresário Flávio Estevam e de jovens que têm participado ativamente na criação e no desenvolvimento de inovações e startups bem sucedidas e que, diariamente, compartilham ideias e experiências neste espaço de inovação. A acadêmica Laiz Melo, que já se destaca como empreendedora em Aquidauana, relatou que as visitas foram incríveis e que ambas acrescentaram muito ao seu conhecimento. Além disso, disse que recorrerá ao LivingLab MS em busca de cooperação na idealização de um modelo de negócio. O acadêmico Adriano Oliveira saiu muito inspirado da visita ao LivingLab MS e destacou que, com muito esforço, seus sonhos possam se realizar por meio de desafios e da busca por inovações.

Curso de Administração do CPAQ na Rádio Educativa da UFMS

No período vespertino, foi a vez de visitar a AGINOVA/UFMS. Os participantes, por intermédio do Coordenador Jardel Matos e Silva, e demais colaboradores, puderam conhecer como a nossa Universidade tem promovido atividades de empreendedorismo, inovação e a propriedade intelectual. Foi possível entender melhor qual é o papel e como é a atuação da Agência de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (APITT), considerando a importância do processo de proteção da propriedade intelectual na Universidade, os tipos de proteção e as etapas envolvidas neste processo.

Também houve visita à Pantanal Incubadora Mista de Empresa (PIME), onde foi possível observar, na prática, como é o funcionamento, o papel e a importância de uma incubadora. Os dirigentes de empresas residentes expuseram seus produtos (bens e serviços) e relataram os benefícios da incubação. A visita da tarde foi efetivamente inovadora, pois, além das visitas programadas, os participantes foram carinhosamente recepcionados no Gabinete da Reitoria pelo Reitor, Prof. Marcelo Turine, e pela Vice-Reitora da UFMS, Profa. Camila Ítavo. Ao final, ainda tiveram a oportunidade de entrar no Estádio Pedro Pedrossian (Morenão) e conhecer as instalações da Rádio Educativa da UFMS.

A Professora Daniela destacou que as Universidades são fontes de inovação de grande relevância, uma vez que são o local onde genuinamente o conhecimento é produzido. O acadêmico Luiz Roberto Alves enfatizou que as visitas foram excelentes, pois o administrador, no cenário atual e cada vez mais competitivo, precisa inovar constantemente.

A turma e as professoras agradecem todos os envolvidos pelo proveitoso dia, que ampliou o conhecimento sobre inovação e sobre diversas ações inovadoras na nossa universidade!

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.