Comitê Setorial de Extensão do CPAQ inicia suas atividades em 2016

Com o objetivo de realizar a primeira avaliação e análise dos projetos de extensão, deliberando sobre o deferimento, reenquadramento ou indeferimento, o Comitê Setorial de Extensão do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) já iniciou suas atividades no segundo semestre letivo de 2016. Os projetos obrigatoriamente devem estar cadastrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGPROJ) para passar por todas as etapas de avaliação, inclusive de profissionais ad hoc externos à Universidade.

Qualquer profissional docente, técnico ou discente (com um docente coordenador) pode submeter um projeto de extensão que vise à intervenção na sociedade. Os projetos de extensão podem ser classificados como “programa, projeto, curso, evento e/ou prestação de serviços”. O público-alvo majoritariamente deve ser a sociedade externa à Universidade, sendo aceitável em torno de 20% a inclusão do público-interno (docentes, técnicos e discentes). Essa obrigatoriedade deve seguir as normas regulamentares da Resolução Nº 63, de 21 de Maio de 2013 e Resolução Nº 9, de 28 de Novembro de 2013.

Algumas recomendações são importantes para aqueles que desejam submeter um projeto de extensão, principalmente na observância da Resolução nº 9, Coex, de 28 de novembro de 2013. O Art. 1º, § 2º, regulamenta que: somente poderão ser admitidas como extensão universitária propostas que efetivamente articulem ensino e pesquisa e tenham como público-alvo prioritário e majoritário membros da comunidade externa à UFMS, caracterizando o foco da Ação na atenção às demandas sociais.

9717886b-c359-4299-81f6-6654718a6db2Na Região do Pantanal, existe um grande número de possibilidades de projetos de extensão, principalmente nas temáticas de Economia Solidária, Empreendedorismo Criativo, Educação para o Trabalho, Teatro para o povo, Cinema em Debate, Consciência e Educação Ambiental com o foco no tráfico de aves, atropelamento de animais e principalmente intervenções na área de saúde. A presidente da comissão setorial de extensão, Professora Dra. Elisangela M. de Carvalho, comenta que “se cada professor do Câmpus tiver um projeto de extensão, nós teremos mais de 80 projetos e podemos efetivamente ser um referencial dentro da UFMS na região do Pantanal”.

Os projetos de extensão também podem ser submetidos a editais externos com previsão de recursos. Um dos referenciais é o edital do Programa de Extensão Universitária do MEC (PROEXT), que contempla projetos com recursos até R$ 100.000,00 mil reais e programas com recursos até R$ 300.000,00 mil reais. Neste momento, o edital não está aberto, mas é importante ressaltar que todo projeto que é submetido a um edital com recurso passa por um critério de avaliação através de consultores ad hoc. Para conseguir os recursos que os editais disponibilizam, a extensão universitária deve atender as seguintes recomendações: o mesmo deve ser curricular; deve prover recursos para as demandas que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); deve contemplar as demandas previstas nos diversos programas governamentais e, principalmente, atender às problemáticas de desenvolvimento e da esfera social da região onde se encontra o Câmpus da Universidade.

O Comitê Setorial de Extensão do CPAQ é formado por cinco docentes, que estão à disposição para esclarecer e a ajudar a fomentar os projetos de extensão. Se você deseja submeter algum projeto e tem dúvidas com relação à plataforma do SIGPROJ e outras recomendações, marque um horário com a equipe através dos seguintes e-mails:017377b0-eeb4-4abe-81ff-b8fce33bc1fe

Christiane Marques Pitaluga – E-mail: christiane.pitaluga@ufms.br ( Unidade II – Bloco B)

Elisângela Martins De Carvalho – E-mail: elisangela.carvalho@ufms.br ( Unidade II – Bloco A)

Franchys M. Nascimento Santana Ferreira – E-mail: franchys.santana@ufms.br ( Unidade II – Bloco C)

Izac De Oliveira Belino Bonfim – E-mail: izac.bonfim@ufms.br ( Unidade I – Centro)

Rosalina Brites De Assunção – E-mail: rosalina.assuncao@ufms.br ( Unidade I – Centro )

A equipe do Comitê Setorial de Extensão, juntamente com a Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), está à disposição e deseja sucesso aos extensionistas. A PREAE inclusive disponibiliza uma revista eletrônica, a Revista Sinapse, para a publicação e divulgação dos projetos, além de disponibilizar uma equipe altamente qualificada visando incrementar a extensão no âmbito da UFMS.

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão de Extensão Setorial e nos editais abertos na plataforma do SIGPROJ.