Acadêmicos de Turismo do CPAQ realizam visita técnica à Fundação de Turismo do Pantanal, em Corumbá (MS)

Os Acadêmicos do Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) realizaram, na manhã da última terça-feira (13), uma visita técnica à Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR/Pantanal), órgão oficial de turismo do município de Corumbá (MS).  A atividade organizada pelos professores Isabelle Pinheiro, Izac Bonfim e Vitor Hugo é parte das disciplinas de Planejamento e Gestão do Turismo em áreas urbanas.

Durante a visita à FUNDTUR/Pantanal, os acadêmicos tiveram a oportunidade de compreender o processo de estruturação e reordenamento do Turismo em Corumbá, enquanto destino turístico do Pantanal Sul, que foi desenvolvido pelo Poder Público local desde 2013, em conjunto com o Poder Privado e Comunidade. O Grupo de Gerentes da Fundação apresentou as estratégias de Políticas de Turismo, Programas de Desenvolvimento, Qualificação e Capacitação do turismo, Monitoramento do setor através do Observatório de Turismo e as ferramentas de Promoção e Marketing do destino.28615031-c414-4e41-ab03-35666f3e0d61

A temática agregou conhecimento e valor, pois o case de sucesso da FUNDTUR do Pantanal Sul vai de encontro aos conteúdos abordados nos encontros semanais das disciplinas de Políticas Públicas no Turismo, ministrada pelo Prof Paulo Joia, de Planejamento do Turismo (áreas urbanas e naturais), ministrada pela Professora Isabelle Pinheiro, e de Marketing Turístico, ministrada pela Professora Christiane Pitaluga.

Os alunos também tiveram a experiência de realizar o circuito urbano “Corumbá a pé!”, que propõe caminhar e observar os traçados arquitetônicos que preenchem uma das regiões mais vibrantes da cidade de Corumbá: o Casario do Porto Geral. Com seu conjunto de casarões, o complexo de construções foi tomado como patrimônio nacional no ano de 1993, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Um lugar que guarda e preserva exemplares arquitetônicos com identificação neoclássica, de forte expressão do ecletismo, art déco e art noveau, com influência puramente européia da segunda metade do século XIX.

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.