Acadêmicos do Curso de Turismo conhecem conceitos diferenciados de hospitalidade nos meios de hospedagem em Campo Grande (MS)

Postado por: Joao Doarth

Como parte do cronograma de atividades da visita técnica realizada em Campo Grande (MS), na última terça-feira (30), pelo Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS),  os acadêmicos tiveram a oportunidade de trabalhar e atuar em duas grandes áreas do Turismo: Gestão e Planejamento do Território e Gestão e Planejamento de Negócios Turísticos. A oportunidade ocorreu após a visita técnica dos acadêmicos ao Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) e ao Museu das Nações Indígenas Dom Bosco.

A primeira grande área citada define um setor de planejamento do turismo para áreas urbanas e naturais (com enfoque ao planejamento do território), visando à transformação do espaço e adequando a oferta turística, estabelecendo metas, processos e viabilizando o turismo local. A segunda grande área abrange o maior número de ênfases para o mercado de trabalho do profissional da área de turismo, contemplando: setor de transportes, eventos, lazer e recreação, agenciamento, marketing turístico, gestão de alimentos e bebidas e a gestão dos meios de hospedagem.

Segundo o docente do Curso de Turismo, professor Izac Bonfim, a área de Hotelaria é um dos mercados mais promissores para a atuação do Bacharel em Turismo. Buscando identificar os municípios prioritários para o desenvolvimento do turismo, o Ministério do Turismo (MTUR), no ano de 2015, trabalhou com uma metodologia de análise na empregabilidade neste setor. Os municípios de classificação A, B e C têm prioridades nos investimento de recursos turísticos. Desta forma, a visita técnica a diferentes regiões é fundamental para a formação do futuro profissional da área.

O Curso de Turismo busca preparar o futuro profissional para trabalhar no planejamento do espaço hoteleiro, treinamento, liderança e gestão nos diversos departamentos das empresas deste segmento. As atribuições do Bacharel em Turismo na Hotelaria abrangem competências desde o planejamento, organização e operacionalização da hospedagem; a gestão e operação do setor de alimentos e bebidas; a organização e programação na área de lazer; a organização e gestão do espaço de eventos, além de trabalhar na captação de novos negócios, vendas, marketing, treinamento de equipes e consultoria.

O profissional de Turismo na Hotelaria precisa ter o domínio de tecnologias, ter fluência em línguas estrangeiras, saber trabalhar em equipe e estar apto a mudanças. Segundo o docente do Curso de Turismo, Izac Bonfim, “a competência deste profissional vai além do senso comum pejorativo que se propaga de que este é um profissional para arrumar camas; arrumar camas e trabalhar com a personalização dos serviços de hospedagem é apenas umas das várias habilidades de gestão e planejamento hoteleiro, pois o setor é amplo e tem oportunizado empregabilidade e empreendedorismo”.adfb7adb-9b47-43a5-bdd2-4e58639a7ef3

Na viagem técnica à capital, os acadêmicos puderam vivenciar um pouco da realidade dos Meios de Hospedagem, conhecendo três categorias e conceitos distintos da Rede Accor, um grupo de serviços internacional com sede na França presente nos ramos de hotelaria, agências de viagens e restauração e gestão de casinos, que está presente no mundo inteiro com mais de 5000 hotéis próprios, franqueados e com diversas bandeiras. A rede Accor Jobs tem vagas disponíveis para os profissionais em todos os países do mundo. Para ter acesso a mais informações sobre o grupo, acesse o site da Rede Accor Jobs.

A acadêmica do 5.º semestre do Curso de Turismo do CPAQ, Tatiele Gomes Muniz, destaca a importância da visita: “foi um mérito ter a oportunidade de conhecer e vivenciar conceitos tão distintos de qualidade de serviços, público-alvo e segmento de mercado”.

Para o Professor da Disciplina de Meios de Hospedagem e Gestão Hoteleira, Izac Bonfim, foi um excelente momento para se compreender e conhecer os processos de gestão, planejamento e organização da hotelaria internacional. O docente destaca a receptividade do grupo com toda a equipe do CPAQ: “o curso de Turismo foi recebido com excelente cordialidade e hospitalidade pelo General Manager Edson Basilio, Deputy-Manager Fabiano Fagundes e pela Account Manager Maira Arruda […] no final da visita técnica, os professores e acadêmicos foram agraciados com um coffee break oferecido pela Rede Accor”.

Finalizando a visita técnica, ocorreu um dos momentos mais gratificantes entre as atividades realizadas, a apresentação de um egresso do Curso de Turismo da UFMS que trabalha em uma das marcas controladas pela Rede Accor, o “Novotel”, há exatamente seis anos.

Para ter acesso ao álbum de fotos da visita técnica sobre Meios de Hospedagem, clique aqui.