Acadêmicos do Curso de Turismo conhecem conceitos diferenciados de hospitalidade nos meios de hospedagem em Campo Grande (MS)
Como parte do cronograma de atividades da visita técnica realizada em Campo Grande (MS), na última terça-feira (30), pelo Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), os acadêmicos tiveram a oportunidade de trabalhar e atuar em duas grandes áreas do Turismo: Gestão e Planejamento do Território e Gestão e Planejamento de Negócios Turísticos. A oportunidade ocorreu após a visita técnica dos acadêmicos ao Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) e ao Museu das Nações Indígenas Dom Bosco.
A primeira grande área citada define um setor de planejamento do turismo para áreas urbanas e naturais (com enfoque ao planejamento do território), visando à transformação do espaço e adequando a oferta turística, estabelecendo metas, processos e viabilizando o turismo local. A segunda grande área abrange o maior número de ênfases para o mercado de trabalho do profissional da área de turismo, contemplando: setor de transportes, eventos, lazer e recreação, agenciamento, marketing turístico, gestão de alimentos e bebidas e a gestão dos meios de hospedagem.
Segundo o docente do Curso de Turismo, professor Izac Bonfim, a área de Hotelaria é um dos mercados mais promissores para a atuação do Bacharel em Turismo. Buscando identificar os municípios prioritários para o desenvolvimento do turismo, o Ministério do Turismo (MTUR), no ano de 2015, trabalhou com uma metodologia de análise na empregabilidade neste setor. Os municípios de classificação A, B e C têm prioridades nos investimento de recursos turísticos. Desta forma, a visita técnica a diferentes regiões é fundamental para a formação do futuro profissional da área.
O Curso de Turismo busca preparar o futuro profissional para trabalhar no planejamento do espaço hoteleiro, treinamento, liderança e gestão nos diversos departamentos das empresas deste segmento. As atribuições do Bacharel em Turismo na Hotelaria abrangem competências desde o planejamento, organização e operacionalização da hospedagem; a gestão e operação do setor de alimentos e bebidas; a organização e programação na área de lazer; a organização e gestão do espaço de eventos, além de trabalhar na captação de novos negócios, vendas, marketing, treinamento de equipes e consultoria.
O profissional de Turismo na Hotelaria precisa ter o domínio de tecnologias, ter fluência em línguas estrangeiras, saber trabalhar em equipe e estar apto a mudanças. Segundo o docente do Curso de Turismo, Izac Bonfim, “a competência deste profissional vai além do senso comum pejorativo que se propaga de que este é um profissional para arrumar camas; arrumar camas e trabalhar com a personalização dos serviços de hospedagem é apenas umas das várias habilidades de gestão e planejamento hoteleiro, pois o setor é amplo e tem oportunizado empregabilidade e empreendedorismo”.
Na viagem técnica à capital, os acadêmicos puderam vivenciar um pouco da realidade dos Meios de Hospedagem, conhecendo três categorias e conceitos distintos da Rede Accor, um grupo de serviços internacional com sede na França presente nos ramos de hotelaria, agências de viagens e restauração e gestão de casinos, que está presente no mundo inteiro com mais de 5000 hotéis próprios, franqueados e com diversas bandeiras. A rede Accor Jobs tem vagas disponíveis para os profissionais em todos os países do mundo. Para ter acesso a mais informações sobre o grupo, acesse o site da Rede Accor Jobs.
A acadêmica do 5.º semestre do Curso de Turismo do CPAQ, Tatiele Gomes Muniz, destaca a importância da visita: “foi um mérito ter a oportunidade de conhecer e vivenciar conceitos tão distintos de qualidade de serviços, público-alvo e segmento de mercado”.
Para o Professor da Disciplina de Meios de Hospedagem e Gestão Hoteleira, Izac Bonfim, foi um excelente momento para se compreender e conhecer os processos de gestão, planejamento e organização da hotelaria internacional. O docente destaca a receptividade do grupo com toda a equipe do CPAQ: “o curso de Turismo foi recebido com excelente cordialidade e hospitalidade pelo General Manager Edson Basilio, Deputy-Manager Fabiano Fagundes e pela Account Manager Maira Arruda […] no final da visita técnica, os professores e acadêmicos foram agraciados com um coffee break oferecido pela Rede Accor”.
Finalizando a visita técnica, ocorreu um dos momentos mais gratificantes entre as atividades realizadas, a apresentação de um egresso do Curso de Turismo da UFMS que trabalha em uma das marcas controladas pela Rede Accor, o “Novotel”, há exatamente seis anos.
Para ter acesso ao álbum de fotos da visita técnica sobre Meios de Hospedagem, clique aqui.