Dia do Geógrafo é comemorado com capacitação no CPAQ

O Dia do Geógrafo foi  comemorado no CPAQ no dia 30, em alusão à data comemorativa do dia 29, último domingo. O exercício profissional do geógrafo parte da formação em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro do profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua localidade ou região.

O geógrafo, ou bacharel em Geografia, tem suas atribuições legais instituídas pela Lei nº 6.664/79, que é regulamentada pelo Decreto n.° 85.138/80, posteriormente alterada pela Lei n° 7.399/85 e tem sua regulamentação dada pelo Decreto n.° 92.290/86.

É um dia de comemorações por toda a Geografia em si, onde licenciados e simpatizantes com a Ciência Geográfica confraternizam com o reconhecimento e importância deste profissional para a sociedade. As atividades na UFMS, Câmpus de Aquidauana, contaram com diversos cursos, abaixo listados. Considerando a importância da ação, será repetida nos anos posteriores.

I – Orientação e Localização Cartográfica
Mestrando Edmar Rocha Dias
Dr. Jaime Ferreira da Silva

II – AUTOCAD aplicado ao parcelamento do solo urbano
Emerson Pinheiro dos Santos Benites

III – Navegação GPS Trackmaker
Dr. Emerson Figueiredo Leite

IV – Elaboração de relatório SISLA
Me. Elias Rodrigues da Cunha
Geógrafo Bruno Gonçalves Mendonça

V – O Método científico e suas implicações
Dra. Waleska Santana

VI – Potencialidade e fragilidades do Cerrado e do Pantanal
Mestrandos do PPGEO/CPAq

VII – A representação cartográfica das formas de relevo
Dra. Elisângela Martins de Carvalho

VIII – Unidades, tipos e classes de relevo
Dr. Valter Guimarães

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.