Apresentações culturais marcam atividade de recepção aos calouros de 2016

Nesta segunda-feira (16), o Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) recebeu os calouros do primeiro semestre letivo de 2016. A programação do dia, que contou com apresentações culturais e atividades diversificadas, foi marcada pelo entusiasmo dos novos acadêmicos.

Primeiramente, o Diretor do CPAQ, professor Auri Frübel, procedeu a uma breve apresentação do Câmpus, citando os cursos de graduação e pós-graduação desenvolvidos nesta Unidade, sua estrutura e o conceito de Universidade Multicampi que foi adotado pela UFMS. Apresentou, ainda, os representantes dos setores administrativos do CPAQ: Maria Aparecida Jacques de Arruda, representante da Biblioteca; Edivaldo José de Araújo Filho, representante da Secretaria Acadêmica; e Tânia Maria Alencar Vieira, representante da Comissão Permanente de Apoio e Assistência Acadêmica. Ao final, agradeceu e desejou boas-vindas aos calouros de 2016.

Em seguida, a representante da Biblioteca, Maria Aparecida Jacques de Arruda, expôs as funcionalidades, os horários de atendimento e os procedimentos a serem realizados para que os acadêmicos possam usufruir deste setor, o qual é um dos que mais atuam junto ao corpo discente.

Posteriormente, o representante da Secretaria Acadêmica, Edivaldo José de Araújo Filho, destacou as informações mais solicitadas pelos acadêmicos em referência a este setor, tais como os procedimentos sobre pedido de documentação acadêmica, de histórico escolar, de horário de funcionamento, de matrícula, de sistema acadêmico (SISCAD), dentre outros, desejando boas-vindas para os novos integrantes da comunidade CPAQ.

Igualmente, a representante da Comissão Permanente de Apoio e Assistência Acadêmica, Tânia Maria Alencar Vieira, apontou as principais ações assistenciais desenvolvidas no CPAQ e o lançamento do Edital de Assistência Estudantil em vigor, informações fundamentais para a permanência de diversos acadêmicos nos cursos de graduação das instituições de ensino no país.

Outros representantes do CPAQ também se dirigiram aos acadêmicos para suprimirem suas dúvidas. A Docente do Curso de História, Iara Quelho de Castro, fez uma explanação sobre o Programa de Bolsa Permanência do MEC (PBP). O Técnico em Tecnologia da Informação, Rafael Melcher, demonstrou os procedimentos que devem ser realizados para que os acadêmicos possam ter acesso à internet dentro e fora do Laboratório de Informática no CPAQ. O presidente da Comissão Setorial de Gestão do Combate, Controle e Prevenção ao Mosquito Aedes Aegypti no Câmpus de Aquidauana, professor Ricardo Henrique Gentil Pereira, ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos de combate a este mosquito, bem como o andamento dos trabalhos desta comissão no CPAQ.

Encerrando a noite de recepção, as apresentações culturais trouxeram alegria à comunidade presente. O tradutor e intérprete de Libras do CPAQ, o violonista Nelson Dias, apresentou seu repertório com canções populares da música brasileira. Em seguida, o Acadêmico do Curso de Turismo do CPAQ, o também violonista Rangel Castilho, demonstrou tanto a cultura regional quanto a nacional em suas canções direcionadas ao público do Anfiteatro Dóris Mendes Trindade.

Por fim, os calouros foram convidados pelo violonista Rangel Castilho a realizarem atividades de confraternização, pintando-se e comemorando o ingresso no curso em que pleitearam uma vaga.

Sejam bem-vindos à comunidade CPAQ, Calouros 2016!

Para ter acesso ao álbum de fotos do evento, clique aqui.