Curso de Turismo convida para palestra sobre o movimento LGBTTT e o consumo no Brasil contemporâneo

Nesta terça-feira (12), o Curso de Turismo do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) divulgou convite à comunidade interna e externa para participação na palestra intitulada: “Da invisibilidade ao mercado: movimento LGBTTT e consumo no Brasil contemporâneo”, que será desenvolvida pelo professor Victor Hugo Mariusso, docente do Curso de Turismo do CPAQ,  Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pesquisas sobre os temas: Sexualidade, Cultura e Violência.

A discussão sobre segmentação turística é objetivo da disciplina “Modalidades e Tipos de Turismo”, ministrada pelo Professor Marcos Pereira Campos, para os acadêmicos do 2.º período do Curso de Turismo do CPAQ.

Os planejamentos do mercado e da política de marketing turístico acontecem por meio da segmentação de mercado, que é a técnica estatística que permite decompor a população em grupos homogêneos, definindo canais de distribuição, motivações diferentes e outros fatores. Essa segmentação possibilita o conhecimento dos principais destinos geográficos e tipos de transporte, da composição demográfica dos turistas, como faixa etária e ciclo de vida, nível econômico ou de renda, incluindo a elasticidade-preço da oferta e da demanda, e da sua situação social, como escolaridade, ocupação, estado civil e estilo de vida. O motivo da viagem, entretanto, é o principal meio disponível para se segmentar o mercado.

Neste sentido, alguns segmentos de turismo são tratados apenas na perspectiva do mercado. Tais discussões devem considerar questões importantes, como a perspectiva humanístico/social, pensando principalmente na formação crítica dos futuros Bacharéis em Turismo. Pensando sob esta ótica, uma ação que dialogue os temas inerentes ao programa das disciplinas e a sociedade faz o curso emergir para uma amplitude holística.

Segundo o professor Marcos Pereira Campos, “a ação possibilitará uma reflexão sobre o segmento Turismo LGBTT, a sexualidade e o mercado, com discussões no âmbito das pesquisas e políticas públicas LGBTT”. A palestra será realizada no dia 19 de abril, às 13h30, no Auditório Vilma Begossi, na Unidade II do CPAQ. Esta ação é extensa a toda comunidade acadêmica, sociedade local, gestores públicos e privados e demais interessados.