Participação de acadêmicos e professores do Curso de Matemática na XII Bienal da Matemática em Natal – RN
Postado por: Thaís Lara Lacerda
“Durante os dias 3 a 7 de agosto, estudantes do Curso de Matemática CPAQ, acompanhados pela profa. Susilene Garcia e pelo prof. Thales Paiva, participaram da XII Bienal da Matemática, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal (RN).
Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o evento reuniu cerca de 1.500 participantes e é reconhecido como um dos mais importantes espaços de divulgação e disseminação do conhecimento matemático no Brasil.
Representando com excelência o curso de Matemática, o Campus e a UFMS, os estudantes e professores apresentaram 7 trabalhos, compartilhando pesquisas, projetos e práticas desenvolvidas no Curso:
️Construções Geométricas na formação de licenciandos em matemática: da régua e compasso ao Geogebra
Autoria: Aline Vargas, profas. Adriana Wagner e Susilene Garcia
️Elementos Fundamentais da Teoria de Grupos na formação matemática
Autoria: Matheus Giraldelli e profa Adriana Wagner
️ Histórias e Memórias das/nas aulas de matemática
Autoria: Maycon Prado, Laura Beatriz e Profa. Susilene Garcia
️Mostra Matemática: popularização da matemática por meio de exposições interativas
Autoria: Francieli Barbosa e profa. Juliana Alves
️Parmênides e os princípios da Lógica Clássica
Autoria/. Ana Carla Freitas e Prof. Thales Paiva
️ Probabilidade de ganhar a mega sena: uma abordagem combinatória e experimental
Autoria: Charles Gonçalves Lopes, em conjunto com os profs. Cecilia Castro e Manolo Heredia.
️ Relatos de participantes de um clube de literatura matemática
Autoria Profs. Thales Paiva e Juliana Alves
️Construções Geométricas na formação de licenciandos em matemática: da régua e compasso ao GeogebraAutoria: Aline Vargas, profas. Adriana Wagner e Susilene Garcia
️Elementos Fundamentais da Teoria de Grupos na formação matemáticaAutoria: Matheus Giraldelli e profa Adriana Wagner
️ Histórias e Memórias das/nas aulas de matemáticaAutoria: Maycon Prado, Laura Beatriz e Profa. Susilene Garcia
️Mostra Matemática: popularização da matemática por meio de exposições interativasAutoria: Francieli Barbosa e profa. Juliana Alves
️Parmênides e os princípios da Lógica ClássicaAutoria/. Ana Carla Freitas e Prof. Thales Paiva
️ Probabilidade de ganhar a mega sena: uma abordagem combinatória e experimentalAutoria: Charles Gonçalves Lopes, em conjunto com os profs. Cecilia Castro e Manolo Heredia.
️ Relatos de participantes de um clube de literatura matemáticaAutoria Profs. Thales Paiva e Juliana Alves
O acadêmico Matheus Giraldelli, do 6º semestre do Curso, descreve sua participação no evento como “dias de ampliar horizontes e enriquecer a bagagem profissional”, além de ser “uma oportunidade de agregar novos aprendizados e experiências para minha carreira acadêmica e profissional”.
Já o acadêmico Charlles Lopes, do 4º semestre, registrou que “foi uma experiência que vou levar comigo com muito carinho. Foi meu primeiro evento fora da cidade pela UFMS e, sem dúvida, uma oportunidade que me fez crescer tanto academicamente quanto pessoalmente. Pude conhecer pessoas de diferentes lugares, aprender com outros trabalhos e enxergar novas perspectivas sobre a pesquisa e o conhecimento. Mesmo com todo o nervosismo de apresentar, saí muito feliz e orgulhoso por ter conseguido compartilhar meu trabalho. Foi uma experiência incrível, que despertou ainda mais em mim a vontade de participar de novos eventos, conhecer novos lugares e continuar aprendendo e descobrindo novos caminhos dentro da minha formação”
O corpo docente do Curso de Matemática parabeniza os estudantes e professores pela dedicação em levar a produção acadêmica do Curso e da instituição a um evento de relevância nacional.”
Texto: Juliana Alves









