Republicação – PPGECI/UFMS fortalece cooperação internacional com a Universidade de Foggia, na Itália
Pesquisadores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGECI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estão participando de atividades acadêmicas na Universidade de Foggia (Unifg), na Itália, por meio do Programa Green & Pink for Sustainable Education (GPSEducation). A ação integra o convênio internacional firmado entre as duas instituições e envolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nos Departamentos de Economia e Humanidades.
As doutorandas Lucimara Nascimento da Silva e Thais Caregnatto Thomé, da linha de pesquisa em Educação Ambiental, participam de um intercâmbio acadêmico de dois meses na Unifg, desenvolvendo atividades relacionadas às suas teses de doutorado, que abordam os temas “Educação Ambiental, Gênero e Decolonialidade” e “Educação Ambiental e Justiça Climática no Ensino Superior”, respectivamente.
Durante a estada na Itália, os professores Suzete Rosana de Castro Wiziack da UFMS – Campo Grande e Rogério Rodrigues Faria, docente do Campus de Aquidauana da UFMS, juntamente com Marcos Vinícius Campelo Júnior (UEMS/PPGECI), têm promovido encontros com docentes da universidade anfitriã e de outras instituições italianas. O grupo participa de seminários, reuniões de trabalho e trocas de experiências pedagógicas que fortalecem a internacionalização da Educação Ambiental na UFMS.
Nos cursos do Departamento de Humanidades, os pesquisadores realizaram uma atividade de Educação Ambiental voltada à percepção ambiental, envolvendo mais de 160 estudantes italianos. Já no Departamento de Economia, foram ministradas palestras e discussões sobre temas como inovação em micro e pequenas empresas agroindustriais e sustentabilidade, agroecologia e bioeconomia, e participação social nas políticas públicas de Educação Ambiental.
A iniciativa reforça o compromisso da UFMS com a cooperação internacional, amplia o diálogo intercultural e contribui para a formação acadêmica e científica de docentes e discentes, consolidando a presença da universidade em redes globais de pesquisa em Educação Ambiental.
Republicação da Matéria – Texto: Kellyson Silva de Souza

