Campus de Aquidauana no Integra UFMS 2025

Postado por: Thaís Lara Lacerda

Acadêmicos e professores do Campus de Aquidauana da UFMS marcaram presença no maior evento científico de Mato Grosso do Sul. No total, foram 31 trabalhos apresentados dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática, no dia 22 de outubro. Já em 23 de outubro, partiram para a capital os alunos dos cursos de Letras, Licenciatura Intercultural Indígena e do Mestrado em Estudos culturais, totalizando 32 trabalhos. Houve ainda apresentações no modalidade online.

Antes de embarcarem para Campo Grande, a Diretora do Campus, professora Ana Graziele, declarou torcida e incentivou os participantes ao afirmar que eram um orgulho para o Campus.

Segundo o acadêmico de Administração Daniel Benitez, a participação no evento foi uma experiência muito positiva. “Achei tudo muito bem organizado, com uma energia leve e acolhedora. Foi uma oportunidade incrível de aprendizado, troca e convivência. Senti-me realmente à vontade e inspirado pelas pessoas e pelas atividades que aconteceram lá. Saí com uma sensação muito boa e com vontade de participar de outros momentos como esse”, destacou o estudante.

O estudante do Curso de Pedagogia, Maikon de Souza, declarou que “o Integra é um evento que vai muito além da pesquisa — é um espaço de troca, aprendizado e socialização entre estudantes de diferentes cursos, projetos e campus da UFMS” e que “foi um dia repleto de emoção, alegria e inspiração! Estar ali me fez ter ainda mais certeza de que escolhi o caminho certo.”

A professora Juliana Alves, do curso de Matemática, foi a responsável pela organização da participação dos estudantes do Campus de Aquidauana no Integra UFMS. Ela destacou a importância do momento, afirmando que “foi uma honra acompanhar e apoiar a participação dos acadêmicos do CPAQ no Integra UFMS. O evento foi rico em encontros de ideias, projetos, sonhos, trocas, aprendizagens e integração acadêmica. Ver nossos estudantes compartilhando seus trabalhos e conhecendo outras produções da UFMS foi uma experiência enriquecedora — daquelas que fortalecem o sentido de fazer parte da universidade”, ressaltou a docente.

A experiência ainda foi coroada com a premiação de um dos trabalhos apresentados: MOCA – Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana, projeto coordenado pelo professor Rogério Rodrigues Faria e apresentado pela estudante Karina Francisco Mendes do curso de Pedagogia. Conforme explicitado pelo professor, “trata-se de um projeto que participa do Circuito Tela Verde, um Programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente que promove a Educação Ambiental a partir da curadoria e exibição de produções audiovisuais independentes.”