Equipe Pantanerds representará o Mato Grosso do Sul na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae
A equipe Pantanerds, formada por Kacielle Palheta Verissimo, Paulo Henrique Tavares, Daniel Benitez Martins e Maria Eduarda Souza Aivi estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Aquidauana (CPAQ), foi classificada para representar o Mato Grosso do Sul na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem (DLJ), promovido pelo Sebrae. A conquista é motivo de grande orgulho para o campus e evidencia o potencial inovador e empreendedor dos jovens universitários sul-mato-grossenses.
O Desafio Liga Jovem do Sebrae é um programa nacional de inovação e ideação que estimula estudantes de todo o Brasil a desenvolverem projetos com impacto social e potencial de transformação em negócios sustentáveis. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo juvenil, conectando educação, empreendedorismo e tecnologia para gerar soluções criativas para desafios reais de escolas e comunidades.
De acordo com Danilo Lopez, gestor estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PE: “O Desafio Liga Jovem é um dos maiores eventos de inovação e ideação do país. Na última edição, tivemos mais de 55 mil inscritos em todo o Brasil. É uma oportunidade única para os jovens usarem seus conhecimentos em empreendedorismo para resolver problemas concretos de suas escolas ou comunidades.”
A equipe Pantanerds participa do DLJ com o projeto Ituketi, que tem como objetivo valorizar a cultura indígena e o artesanato local, promovendo a preservação das tradições culturais e a geração de renda para as comunidades envolvidas. O projeto une saberes tradicionais e práticas inovadoras, demonstrando o poder da educação como agente de transformação social e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o estudante Daniel Benitez Martins da UFMS de Aquidauana: “Estamos radiantes em compartilhar que a equipe Pantanerds, da UFMS – Campus CPAQ, foi classificada para representar o Mato Grosso do Sul na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem! Apresentar o projeto Ituketi, que valoriza a cultura indígena e o artesanato local, é mais do que um desafio: é a chance de mostrar o verdadeiro potencial da educação, da inovação e da transformação social. Cada passo dessa jornada reflete o esforço, a dedicação e a paixão de toda a nossa equipe em levar ideias que impactam vidas e comunidades.
Ser representantes estaduais é uma honra imensa e nos enche de orgulho. Estamos ansiosos para mostrar, em nível nacional, como a união de conhecimento, criatividade e compromisso social pode transformar realidades e inspirar mudanças.”
O professor José Alexandre dos Santos, orientador da equipe, destaca a importância da participação no desafio: “Participar do Desafio Liga Jovem é uma experiência transformadora. Além de fortalecer o projeto Ituketi, o DLJ oferece à equipe Pantanerds a oportunidade de aprender com especialistas, aprimorar suas ideias e vislumbrar caminhos para transformar o projeto em um negócio de impacto real. É um passo essencial para unir propósito e inovação.”
O reconhecimento como representantes estaduais reforça o compromisso da UFMS e do CPAQ em formar jovens protagonistas, criativos e comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do país. Agora, a equipe se prepara para a Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem, levando consigo o orgulho de representar o Mato Grosso do Sul e a missão de mostrar que o conhecimento e a inovação podem transformar vidas e comunidades.
