OFICINAS DA XVII SEMANA DA MATEMÁTICA

As oficinas da XVII Semana da Matemática integram a programação do evento com propostas práticas e interativas que buscam aproximar teoria e prática, promovendo a troca de experiências e o aprofundamento em diferentes áreas da Matemática e de sua didática.

Com atividades voltadas para acadêmicos, professores da Educação Básica e comunidade em geral, as oficinas oferecem um espaço dinâmico de aprendizado colaborativo, no qual os participantes podem explorar metodologias inovadoras, desenvolver habilidades e refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino e da aprendizagem da Matemática.

 

Oficina 1: Onde quero chegar: quem decide? O que escolho? Quais as minhas possibilidades?Mestrandos Filipe Adegas e Érica de Oliveira- PPGEdumat/UFMS

Ao chegarmos ao final da graduação, precisamos escolher no que seguir após esse período. Iremos direto
para a sala de aula? Continuaremos na carreira acadêmica? O que gosto de fazer e quais possibilidades
há para mim? Tais perguntas nos inquietam ao longo da graduação e se tornam mais presentes ao final, e
com isso vêm as escolhas. Nesse sentido, propomos uma discussão conjunta acerca das escolhas,
possibilidades e a responsabilidade dessas escolhas em nossas carreiras.

 

Oficina 2: Modelagem interativa da rosácea: da quantidade de
pétalas aos parâmetros da curva- Profa. Dra. Cecília Orellana de Castro- CPAQ/UFMS

Esta oficina apresenta uma proposta de integração entre modelagem matemática e tecnologias digitais
para a construção interativa de curvas do tipo rosácea. Os participantes poderão definir previamente o número de pétalas para determinar os parâmetros da curva, promovendo uma compreensão aprofundada das relações entre simetria, periodicidade e razões entre números inteiros. Desenvolvida no ambiente GeoGebra, a atividade favorece a exploração intuitiva e visual de conceitos algébricos e geométricos, destacando o papel da experimentação na formação de conexões significativas e no desenvolvimento da criatividade matemática.

Oficina 3: Os elementos de Euclides e origamis arquitetônicos: uma abordagem histórica para o ensino de Geometria Espacial na Educação Básica- Profa. Me. Tharine Antunes Lopes- SED/MS e  Profa. Dra. Laura Silva Dias- IFMS/Aquidauana

O foco será a realização de construções de figuras geométricas tridimensionais extraídas do livro XI de Os Elementos. Para tanto, apresentaremos um contexto histórico da Matemática Grega e uma biografia de Euclides de Alexandria destacando a obra. Essas construções serão realizadas utilizando régua e
compasso e diferentes técnicas – origamis arquitetônicos, engenharia do papel e livros móveis, de
modo que algumas são pop up e outras partem de sua planificação para, por meio de mecanismos com cordas, formar a figura sólida.

Oficina 4: Traços que contam uma geometria cultural: A Matemática no Grafismo Indígena- Dozenildo Francisco Caetano- Acadêmico CPAQ/UFMS. Jéssica Lemes Gabriel Lara, Yasmim Lemes Caetano e Alfredo Francisco Caetano

A oficina propõe uma imersão na riqueza dos grafismos indígenas, revelando como linhas, formas e padrões expressam não apenas identidade cultural, mas também conceitos matemáticos como simetria,
repetição e proporção. Mais do que um exercício estético, trata-se de compreender a Matemática como
linguagem presente em diferentes culturas, promovendo um olhar sensível e ampliado sobre o ensino e a aprendizagem da geometria. Os participantes terão a oportunidade de relacionar saberes tradicionais
e conhecimento escolar, construindo experiências que unem arte, ciência e diversidade cultural.

Oficina 5: APP Inventor: Possibilidades para aulas de matemática- Profa. Me. Janini Gomes Caldas- SED/MS

A oficina destina-se a graduandos e educadores matemáticos interessados em explorar o aplicativo MIT
App Inventor. Nesta oficina, o objetivo é realizar experiências com o app, criando uma animação simples
ou um aplicativo que explore algum conhecimento matemático com ou sem inteligência artificial.

Oficina 6: Do Tabuleiro ao On-line: criando jogos de matemática- Profa. Ana Júlia Nascimento Corsino da Silva 

A oficina tem como objetivo explorar diferentes recursos para o ensino de Matemática a partir da criação e adaptação de jogos. Os participantes terão a oportunidade de conhecer estratégias que vão desde os jogos de tabuleiro até plataformas digitais interativas, ampliando as possibilidades de aprendizagem. A proposta envolve o uso de tecnologias e práticas lúdicas que tornam a matemática mais acessível, dinâmica e atrativa, especialmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.