Roda de Conversa “Universidade é Território Indígena” promove reflexão e integração entre acadêmicos indígenas e não indígenas
Na tarde do dia 29 de abril, acadêmicos e professores se reuniram no auditório da universidade para participar da roda de conversa intitulada “Universidade é Território Indígena”, uma ação integrante do calendário Abril Indígena, em alusão ao Dia Nacional dos Povos Originários, celebrado no dia 19 de abril. O evento teve como objetivo principal valorizar a presença dos acadêmicos indígenas na universidade e promover o diálogo intercultural com os demais estudantes e professores.
Voltada ao público acadêmico, a roda de conversa foi idealizada por Sidney Baconepá Monzilar e Dhozenildo Terena, ambos acadêmicos do curso de Matemática. O encontro contou com a presença de convidados especiais, como a professora Vanusa Gabriel Lipú (povo Terena), mestranda em Geografia na UFMS, o professor doutor Wanderley Cardoso (povo Terena), do Conselho Municipal de Educação de Aquidauana, e o acadêmico Adélio Kadiwél, do curso de Pedagogia.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências e saberes sobre a diversidade cultural, linguística e histórica dos povos indígenas. A roda de conversa também trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados pelos indígenas no contexto universitário e a importância de reconhecer seus saberes como parte integrante da produção de conhecimento acadêmico.
Além das discussões, o evento também contou com atividades práticas no campo da universidade, como demonstrações de tiro com arco e flecha, arremesso de lança e uma partida de futebol, promovendo momentos de integração e vivência cultural.
Para Sidney Umutina, idealizador da ação, o evento superou as expectativas: “Foi uma roda de conversa muito produtiva, fiquei feliz pela participação dos acadêmicos da Pedagogia e da Matemática, e pela presença das professoras Juliana, Susi e do professor Rogério, que engrandeceram nossa roda de conversa. Agradeço também à diretora Ana Graziele pela confiança em nos dar essa oportunidade de realizar um evento que acredito ser de grande relevância para a universidade.”
A acadêmica Catarina Niz, do curso de Matemática, destacou a importância do evento para seu aprendizado: “Foi muito interessante a roda de conversa sobre os povos indígenas. Ouvir sobre a cultura, a história e as lutas desses povos agregou muito ao meu aprendizado. Até então, o que eu sabia era informações que ouvia falar , mas a realidade é totalmente diferente. Foi maravilhoso.”
Já Aline, também do curso de Matemática, ressaltou a experiência como um todo:
“Eu fui prestigiar meu colega Sidney em uma roda de conversa que aconteceu no auditório. Foi muito interessante, houve uma grande troca de informações entre os convidados. Depois, fomos convidados a ter a experiência de lançar flechas no alvo e lanças. Foi uma tarde muito agradável.”
A ação foi considerada um marco para o fortalecimento do protagonismo indígena no ambiente acadêmico. A expectativa dos organizadores é que, nos próximos anos, eventos como este ganhem ainda mais espaço e sejam ampliados, aprofundando os temas que envolvem a relação entre os povos indígenas e a universidade.
O evento mostrou que a universidade pode – e deve – ser um território de diálogo, valorização da diversidade e construção coletiva do conhecimento.
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