Curso de Matemática leva Mostras Interativas para Escolas de Aquidauana e Anastácio
O projeto de extensão, iniciado em maio na Escola Estadual CEL José Alves Ribeiro, contou com a participação de cerca de 400 alunos do Ensino Médio. Em junho, foi a vez de cerca 150 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Instituto Educacional Falcão vivenciarem a experiência. Em setembro, o projeto atendeu os estudantes do Ensino Médio das escolas EE Romalino Alves de Albres e EE Dep. Carlos Souza Medeiros, ambas em Anastácio. As mostras também alcançaram as escolas indígenas de Aquidauana, EEIEM Pr. Reginaldo Miguel – Hoyeno’o (Aldeia Lagoinha), EEIEM Pascoal Leite Dias (Aldeia Limão Verde) e EEIEM Prof. Domingos Veríssimo Marcos – MIHIN (Aldeia Bananal). O encerramento das atividades ocorreu com a participação na IV Feira das Profissões da EE Profa. Dóris Mendes Trindade, realizada no dia 5 de novembro.
De maneira criativa e visual, o projeto utilizou um repertório diversificado de objetos e materiais didáticos interativos para envolver os alunos e estimular o interesse pela matemática. Para a coordenadora do projeto, professora Juliana Alves, as mostras não apenas despertaram a curiosidade pela matemática, mas também proporcionaram vivências significativas tanto para os estudantes das escolas quanto para os acadêmicos do Curso, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade escolar.
No total, 42 acadêmicos do Curso de Matemática colaboraram ativamente e contribuíram com o sucesso das ações. Para a acadêmica Franciele Barbosa “foram momentos de aprendizado em que nos unimos e aprendemos um pouquinho com cada um da equipe a perder a vergonha, o medo e a ansiedade com o nosso futuro público”. Já a acadêmica Dulcilene Chaves, que participou de todas as ações, destaca que “todas as mostras foram maravilhosas e muito descontraídas… É muito bom espalhar o amor pela matemática”.
Um dos diretores das escolas participantes relata que “os jogos e desafios apresentados não só promoveram um aprendizado dinâmico e interativo, mas também despertaram o interesse e a curiosidade dos estudantes pela matemática. A participação ativa dos alunos e o entusiasmo demonstrado por eles durante o evento são testemunhos do sucesso da iniciativa.”
O corpo docente do Curso de Matemática expressa sua gratidão a todos os envolvidos: acadêmicos, professores, colaboradores e, especialmente, às escolas que abriram suas portas e acolheram o projeto. Ano que vem tem mais!
Clique aqui e confira algumas fotos da ação.
Texto: Juliana Alves