Docente do CPAQ passa a integrar o Comité Paraguayo de Ciencias Históricas (CPCH)

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

No primeiro semestre de 2024 ocorreu a incorporação de novos membros ao Comité Paraguayo de Ciencias Históricas (CPCH) e Ana Paula Squinelo, Professora Titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (CPAq/UFMS) e Líder do Grupo de Pesquisa Historiografia e Ensino de História (HEH/CNPq/UFMS) foi incorporada ao CPCH como Asociada Correspondiente.
Desde os anos 1990 que a Professora Squinelo dedica suas pesquisas a compreender as relações entre Brasil e Paraguai, sobretudo no que diz respeito ao conflito oficialmente denominado no Brasil de Guerra do Paraguai (1864-1870).
Em Carta que informou a incorporação da Professora Squinelo, a Presidenta do CPCH Professora Doutora Bárbara Gómez, destacou que: “Consideramos que su incorporación es valiosa para el Comité, ya que uno de nuestros objetivos principales consiste en promover, enriquecer y fortalecer los vínculos entre profesionales dedicados al estudio y la investigación de la historia del Paraguay”.
A Professora Ana Paula Squinelo foi a primeira mulher do Brasil a ter o nome indicado e aprovado para integrar o Comitê. A Professora Squinelo compartilhou que: “Recebi a notícia da indicação de meu nome nas atividades do 24 de fevereiro, data em que se comemora o Dia da Mujer Paraguaya e na qual estávamos participando das discussões em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e eu fiquei muito emocionada! Quando comecei a pesquisar o Paraguai ainda nos anos 1990 era uma e outra mulher que “se atrevia” a investigar o tema, pois era uma seara dominada por homens. Quando recebi a notícia da aprovação de minha incorporação, eu fiquei muito feliz e um filme passou pela minha cabeça. Nessa jornada de quase três décadas conheci pessoas fabulosas, mulheres pesquisadoras de peso e aprendi muito sobre o Brasil e o Paraguai. E além de emocionada, fiquei muito sensibilizada pelo reconhecimento de meu trabalho e pelo fato de que entre tantas mulheres pesquisadoras maravilhosas que hoje existem no Brasil e pesquisam sobre o Paraguai, ter sido eu a indicada!”

O CPAQ/UFMS deseja vida longa e atividades profícuas nessa parceria!

Crédito das imagens: Comité Paraguayo de Ciencias Históricas (CPCH)