PRÊMIO “MAURÍCIO DE ALMEIDA ABREU” DE TESES E DISSERTAÇÕES EM GEOGRAFIA HUMANA – 2023

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

Anualmente no Brasil acontece o Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE. Nesse ano a edição da XV ENANPEGE aconteceu no período de 9 a 13 de outubro de 2023, em Palmas/TO, que teve como título: “Geografias da esperança: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo”.

Vários geógrafos do Brasil estiveram reunidos e tiveram oportunidade para desfrutar diversos tipos de atividades; apresentação de trabalhos nos diversos tipos de GTs, culminando ainda com palestras e mesas-redondas importantes para reflexões de orientações para a pesquisa e pesquisadores em geografia.

Como é de praxe durante o ENANPEGE, precisamente no final da programação, no encerramento das atividades acontecem a premiação de Dissertações e Teses que foram selecionadas nas Universidades e encaminhadas para o grupo de Comissão julgadora a nível nacional para serem selecionadas e premiadas.

Neste cenário nacional de inúmeros pesquisadores e pesquisa em geografia, destacou-se a Tese do Professor Doutor Paulo Baltazar intitulada: “Geografiana óyoe têrenoe ya poké’exake toné Yoko ipéakaxoti/Geografia das Afetividades no Território Indígena Taunay/Ipegue”, realizada sob orientação do Prof. Dr. Marcos Leandro Mondardo junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), foi agraciada com menção honrosa no Prêmio Maurício Almeida Abreu de Tese 2023. O professor é docente da UFMS, Campus de Aquidauana e ministra aula no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

A Tese selecionada contou com a originalidade da pesquisa, bem como sua relevância na contribuição social para Geografia, possibilitando a apresentação de outras geografias, com outras formas de reflexões, metodologias, sobre outros saberes, os saberes tradicionais indígenas. A pesquisa traz a originalidade na temática da etnogeografia dos Terena que está presente no Território indígena do município de Aquidauana/MS.

Por fim, a Tese proporciona as populações indígenas da Terra Indígena Taunay/Ipegue, inclusive para os não indígenas os registros de lugares afetivos que será de vital importância como referência bibliográfica.

Texto: Paulo Baltazar