Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana (MOCA) é realizada pelo Curso de Ciências Biológicas

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

No dia 21 de novembro, na Unidade II do Campus de Aquidauana, ocorreu mais uma edição da Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana (MOCA). O MOCA é um projeto de extensão institucional aprovado pelo EDITAL PROECE/UFMS Nº 145/2023 PAEXT (Protocolo: CILYN.140623), coordenado pelo Professor Rogerio Rodrigues Faria, que ainda conta com a Técnica de laboratório Me. Nara Inácio Luccas Lazaro e os discentes da disciplina de Metodologia Científica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CPAQ/UFMS. O objetivo do projeto de extensão MOCA é promover a Educação Ambiental através de uma mostra cinematográfica com temas relacionados ao Meio Ambiente. Trata-se de um projeto que participa do Circuito Tela Verde, um Programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente que promove a Educação Ambiental a partir da curadoria e exibição de produções audiovisuais independentes. Desde a edição de 2022, o MOCA tem como público-alvo alunos de escolas públicas do período noturno, em especial, alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Uma das etapas iniciais e essenciais do evento foi a visitação aos laboratórios, onde os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório de Zoologia. Nesse espaço foram expostos diversos espécimes animais e estruturas anatômicas, proporcionando uma imersão prática no estudo da zoologia. Os alunos foram incentivados a interagir com os materiais, observar as amostras e compreender os conceitos teóricos aplicados na prática, ampliando assim sua compreensão sobre a diversidade e os processos biológicos.

No Anfiteatro Paulo Correia foram exibidos dois curtas-metragens: “De quem é a responsabilidade” e “Por que os descartáveis são um problema?”. A mediação ficou por conta da Me. Adriana de Barros (Técnica de Laboratório do CPAQ/UFMS). Esses vídeos abordaram temas relevantes e inovadores dentro das diversas áreas do conhecimento, fornecendo uma visão abrangente e atualizada sobre assuntos pertinentes ao mundo acadêmico e científico. A exibição dos vídeos no anfiteatro proporcionou um espaço propício para a reflexão, discussão e interação entre os participantes, promovendo uma troca de ideias enriquecedora e fomentando o pensamento crítico.

A estruturação cuidadosa do Evento do MOCA visa proporcionar uma experiência multifacetada aos alunos, integrando teoria e prática, estimulando a curiosidade intelectual e incentivando a participação ativa na comunidade acadêmica. Essa imersão abrangente ofereceu um panorama inicial do vasto universo de oportunidades e conhecimentos disponíveis na jornada acadêmica dos participantes.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no website: https://sites.google.com/view/mocaufms

Texto e fotos: Deivison Pereira Gonçalves e Samara Aparecida Correa de Souza (Graduandos em Ciências Biológicas CPAQ/UFMS).