Curso de Geografia do CPAQ aprova 8 propostas de Bolsas de Iniciação Científica

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

A iniciação científica se configura como um momento de importante aprendizado para o acadêmico durante sua passagem pela Universidade, é um momento de produção e troca de conhecimento científico. Além disso, o aluno que participa de uma iniciação científica ganha habilidades para pensar e propor soluções para os diversos problemas da sociedade. No total, o curso de Geografia aprovou 8 bolsas de iniciação científica com fomentos CNPQ (3), Fundect (3) e UFMS (2). As propostas aprovadas focam na aplicação de geotecnologias na análise ambiental, geomorfologia, estudos na área de saúde e saneamento básico, ensino, onde ambos apresentam, como objeto de estudo, áreas específicas dos biomas Cerrado e Pantanal.

Estas pesquisas serão realizadas por acadêmicos do curso e orientadas pelos professores, Dra. Elisangela Martins de Carvalho, Dr. Emerson Figueiredo Leite, Dra. Eva Teixeira dos Santos, Dr. Gustavo da Silva e Dra. Lucy Ribeiro Ayach. Bem como, compõem pesquisas já desenvolvidas pelos Laboratórios de Cartografia e Topografia, Laboratório de Estudos da Paisagem e Percepção Ambiental, Laboratório de Geologia, Laboratório de Geoprocessamento, Laboratório de Prática de Ensino em Geografia e pelo Observatório de Geoeconomia e análise Socioespacial regional.

Muitas vezes a iniciação científica é o ponto de partida para toda uma trajetória acadêmica que se estende por estudos a nível de mestrado e doutorado. Também, um espaço de capacitação para aquele profissional, bacharel ou licenciado, no sentido de aprimoramento de sua atuação prática.

Texto: Emerson Figueiredo Leite