Time Enactus UFMS Aquidauana é campeão na Liga Rookie e conquista o Prêmio ODS 10 no Evento Nacional Enactus Brasil ENEB 2023

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

O Evento Nacional Enactus Brasil ENEB 2023 foi marcado por momentos emocionantes e conquistas significativas para diversos times de universidades de todo o país. Entre eles, o destaque vai para o time Enactus UFMS Aquidauana, que foi consagrado campeão na Liga Rookie, destinada a projetos iniciantes, e também conquistou o Prêmio ODS 10, que reconhece iniciativas de sucesso na redução das desigualdades.

O time Enactus UFMS Aquidauana, criado em abril de 2023, demonstrou comprometimento e dedicação ao longo de sua jornada na rede Enactus, impressionando os avaliadores e demais participantes do evento com seu projeto inovador intitulado Itukéti – Rede de Apoio ao Empreendimento Indígena no Pantanal.

O projeto Itukéti aborda uma questão crucial no cenário atual, promovendo o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais e econômicas presentes nessas comunidades. A premiação representa um marco importante na trajetória do projeto Itukéti e incentiva o grupo a continuar inovando e promovendo impacto positivo em suas comunidades.

Participam do Time Enactus do CPaq, os estudantes: Ademilson Pereira Filho, Anielly Rocha, Andreia Oliveira, Gabriele Turibio Da Paixão, Guilherme Miguel, Jennifer Lais Da Silva Samuel Mendes, Jeovanna Romero De Araujo, Maria Eduarda Souza Aivi, Nayra Maria Batista de Moraes, Nilzalina, Raimundo Belizario, Paulo Henrique Tavares, Príscila Valério França, Roseana Sales de Miarro, Samuel Max Rodrigues da Silva, Suelem Roberta dos Santos Araujo Valente e Taynara Silva.

Durante o evento, o time também participou do espaço chamado Small, onde puderam promover a comercialização dos itens e peças produzidos por artesãos indígenas, permitindo que suas habilidades artísticas e culturais fossem reconhecidas e valorizadas por um público mais amplo, além de impulsionar a economia local, gerando renda direta para os artesãos, e sensibilizando os participantes do evento sobre a importância da preservação cultural e da valorização do artesanato indígena, estabelecendo conexões significativas entre diferentes realidades e culturas presentes no Brasil.

Para nós, essa foi uma oportunidade ímpar. Agradeço primeiramente à Deus por ter nos capacitado e, como tudo aconteceu muito rápido, com certeza destaco também a força de vontade de cada integrante do time Enactus UFMS Aquidauana, que mergulharam de cabeça nesse projeto.

“Acredito que ganhar a Liga Rookie com um time formado há três meses e também o prêmio ODS 10 – Redução das Desigualdades só mostra o compromisso de cada um dos membros do time com a nossa missão principal: trazer visibilidade e apoio ao empreendedorismo indígena no Pantanal. Foi um sentimento único e indescritível, o de escrever a história levando o nome da universidade, da cidade e do estado para uma megacidade como São Paulo”, disse o vice-líder do time e diretor de marketing, Paulo Henrique Tavares.

“Ficamos muito honrados em receber um prêmio tão importante como este do encontro nacional Enactus Brasil – Campeão da liga Rookie e vencedor da premiação ODS 10: Redução das desigualdades sociais é de extremo orgulho pois ele é uma resposta de toda dedicação, trabalho, aprendizado e amor pelo que faz! Este prêmio é muito valoroso para muitas pessoas, não somente nós do projeto em si! Eu como indígena da etnia terena, sou infinitamente grata por ter recebido esse prêmio e principalmente por saber que as pessoas estão reconhecendo a importância do projeto e ver que apesar do pouco tempo, estamos conseguindo levar para fora a nossa cultura, mostrar que nós povos originários podemos conquistar espaços e ser lembrados! Receber esse reconhecimento me motiva ainda mais a buscar o melhor e claro a todos as parcerias, aos artesãos, as comunidades, membros do time, professores conselheiros dedicamos este prêmio pois sem eles nós não teríamos este título. ” O sucesso já é garantido quando nossa palavra chave é luta & persistência.” Valeu a pena cada obstáculo que passamos no decorrer desses três meses de projeto, para chegar onde chegamos, felizes por ter a afirmação que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando com bastante dedicação, esforço e qualidade para que mais vitórias possam se repetir , agradeço a todos que tornaram este momento possível. A todos o nosso muito obrigado!”, declarou, Jennifer Lais Da Silva Samuel Mendes, membra do time.

A diretora de projetos do time, Jeovanna Romero de Araujo, falou sobre sua experiência no evento. “Participar do ENEB 25 anos foi um marco super importante para mim. Diante disso, fico muito grata pela oportunidade de fazer parte do time Enactus UFMS Aquidauana, sabemos o quanto nos dedicamos e nos empenhamos nesses últimos três meses. Logo, todo trabalho é recompensado, para a felicidade minha e do time, fomos campeões na categoria da Liga Rookie, a qual estávamos na torcida. Além da premiação mencionada, fomos premiados na ODS 10 – Redução de Desigualdades. O sentimento que tive foi surreal! Deus tem muito para nós, e com certeza iremos alcançar novas metas e me dedicarei e continuarei falando da importância do projeto ITUKÉTI para impacto da vida da comunidade”.

A Liga Rookie foi uma oportunidade para que o projeto Itukéti se destacasse entre outras iniciativas promissoras de universidades de todo o Brasil. A conquista coroa o compromisso e a dedicação de cada integrante do Time Enactus UFMS Aquidauana, que agora se consolida como um exemplo de empenho, inovação e responsabilidade social.

Texto: Samuel Rodrigues

Fotos: cedidas pelo time Enactus