Alunos do ensino médio e estudantes do programa de iniciação à docência de Ciências Biológicas celebram o Dia Mundial da Abelha

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

As abelhas são conhecidas por sua alimentação à base de néctar e pólen. O néctar é uma substância açucarada encontrada em flores, que serve como fonte de energia para as abelhas. Ao se alimentarem, as abelhas desempenham um papel crucial na polinização, transferindo o pólen de uma flor para outra, auxiliando na reprodução das plantas. As abelhas têm um papel de suma importância na polinização de plantas, contribuindo para a reprodução e diversidade de muitas espécies vegetais das quais fazemos proveito. Desde o ano de 2018, o dia 20 de maio é reconhecido internacionalmente como o dia Mundial das Abelhas, dia esse no qual é reconhecido a importância das abelhas e outros polinizadores para a biodiversidade, a agricultura sustentável e a segurança alimentar.

O objetivo do Dia Mundial das Abelhas é aumentar a conscientização sobre a importância das abelhas e a necessidade de protegê-las. Estima-se que cerca de 75% das principais culturas agrícolas do mundo dependam, em algum grau, da polinização por abelhas e outros polinizadores. O declínio das populações de abelhas em todo o mundo tem sido uma preocupação crescente, devido a fatores como perda de habitat, uso de pesticidas, mudanças climáticas e doenças. Assim, o Dia Mundial das Abelhas é uma oportunidade para promover ações que visem a conservação das abelhas e outros polinizadores, incentivando a proteção e disseminação de informações cruciais sobre esses animais importantíssimos.

Como atividade alusiva ao Dia das Abelhas, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Biológicas do CPAQ, coordenado pela Profa. Dra. Dirce Ferreira Luz, demonstrou aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Cândido Mariano, a importância das abelhas através de ações tendo como base um trajeto, no qual os alunos percorreriam três instalações. Nessas instalações foram abordados temas e materiais específicos sobre as abelhas, como cultivo de abelhas sem ferrão da espécie Jataí/Jati, com explanação de vídeos e de caixas de criação dessas abelhas, além de mostrar a organização de uma colmeia.

Em outra instância, foram abordados assuntos sobre a importância da polinização, os impactos ambientais que haveria caso as abelhas deixassem de existir, a importância de uma cooperação entre agricultura e conservação de habitat. Nessa categoria, estavam presentes frutas e flores, como exemplificação de uma polinização bem-sucedida. Findando-se os alunos fizeram a observação através de lupas, de duas espécies de abelhas taxidermizadas cedidas pelo o acervo do Câmpus de Aquidauana, para melhor observação do pólen que estava presente nas flores demonstradas.

Para a estudante de Ciências Biológicas do CPAQ, Ana Caroline, a atividade foi um momento muito importante para integração dos alunos com a universidade, “pois essa relação permite que os alunos das escolas conheçam melhor o ambiente acadêmico, podemos transferir conhecimento de uma maneira que não seja tão cansativa como, por vezes, ocorre dentro da sala de aula. Além disso, para os acadêmicos, principalmente aqueles que trabalham com a área da educação, como em nosso caso, é muito importante esse contato com os alunos, principalmente na transmissão de conhecimento”.

“O projeto do PIBID ao qual participo e foi responsável pela organização desse evento para os alunos, apresenta um desses objetivos, preparar nós futuros professores a ensinar nossos alunos, enfrentando os contratempos que podem ocorrer, aprender a preparar aulas de qualidade, dentre tantos outros métodos que se pode ensinar. E essa atividade apresenta essa integração, não somente por ocorrer dentro do campus que já é um ambiente diferente para os alunos, mas pelo fato dos estudantes da universidade terem preparado o espaço e realizado as apresentações, o que proporciona uma relação e troca de conhecimento com os alunos. Portanto, devemos deixar os alunos conscientes dessas informações e plantar uma sementinha dentro deles, para que eles entendam que precisamos mudar nosso olhar em relação a esses polinizadores que são, como eu disse, essenciais para nossa vida e acreditamos termos realizado nosso objetivo sobre esse tema”, disse a estudante.

Veja alguns registros.

Texto: Dirce Ferreira Luz

Fotos: Samuel Rodrigues (Bolsista da Agecom)