| Tipo | Titulo | Docente Coordenador | Inicio | Fim |
| Ensino | 8º SEMINÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE LETRAS UFMS/CPAQ | Diana Milena Heck (UFMS) | 03/2023 | 12/2023 |
| Pesquisa | ANÁLISE DO DISCURSO ECOSSISTÊMICA: REFLEXÕES SOBRE LINGUAGEM E DISCURSO EM DIÁLOGO COM A EPISTÊME ECOLÓGICA | Samuel de Sousa Silva (UFMS) | 20/06/2022 | 20/06/2024 |
| Pesquisa | NELIM – NÚCLEO DE ESTUDOS DE ECOLINGUÍSTICA E IMAGINÁRIO | Samuel de Sousa Silva (UFMS) | ||
| Pesquisa | DISPUTA E RESISTÊNCIA NOS MOVIMENTO DO SOCIAL | Flavio da Rocha Benayon (UFMS) | 01/06/2023 | 01/06/2028 |
| Pesquisa | NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA EM FORMAÇÃO | Cristiane Schmidt (UFMS) | 01/08/2022 | 01/08/2027 |
| Pesquisa | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO | Rejane de Aquino Souza (UFMS) | 01/09/2022 | 01/09/2025 |
| Pesquisa | BULLYING E PRECONCEITO: DISTINÇÕES E RELAÇÕES | Profa. Rejane de Aquino Souza – pesquisadora colaboradora | 01/10/2021 | 01/08/2025 |
| Pesquisa | A PRESENÇA DO CINISMO E DO ESTOICISMO NAS LITERATURAS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL DOS SÉCULOS XVI, XVII E XVIII. | Edelberto Pauli Júnior (UFMS) | 10/07/2022 | 10/07/2025 |
| Pesquisa | LITERATURA BRASILEIRA: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS | José Alonso Torres, Profa. Diana Milena Heck – pesquisadora colaboradora | 01/04/2022 | 30/04/2026 |
| Pesquisa | A MORTE E O MORRER NA LITERATURA LATINO-AMERICANA | Diana Milena Heck (UFMS) | 02/03/2020 | 02/03/2024 |
| Pesquisa | PRESENÇA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO NA LITERATURA PORTUGUESA NOS SÉCULOS XX E XXI | Marcos Rogério Heck Dorneles | 18/05/2020 | 30/04/2024 |
| Ensino | Residência Pedagógica: SubProjeto Português/Curso de Graduação Letras Português/Espanhol/CPAQ – PRP/UFMS |
Diana Milena Heck | 2022 | 2024 |
| Extensão | Ações de curricularização da extensão em disciplinas de Língua Espanhola |
Diana Milena Heck | 2023 | 2023 |
| Extensão | A curricularização do estágio obrigatório no curso de Letras Português/Espanhol: propostas práticas de regência em língua espanhola |
Diana Milena Heck | 2023 | 2023 |
| Ensino | SubProjeto Interdisciplinar Português/Inglês e LetrasPortuguês/Espanhol- PIBID/UFMS |
Cristiane Schmidt | 2022 | 2024 |
| Pesquisa | Análise dos princípios das teorias de multiletramentos no componente de língua inglesa dos materiais didáticos brasileiros. |
Rayane Isadora Lenharo |
2024 | 2026 |
| Pesquisa | Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação |
Carina Elisabeth Maciel – Coordenado ra-FAED/UF MS/UEMS-CG Cristiane Schmidt – participante |
2024 | 2029 |
| Pesquisa | MAIN – Multilingual Assessment Instrument for Narratives: tradução e adaptação |
Antonio C. S.Souza (Uems/CG) Cristiane Schmidt participante |
2022 | 2024 |
| Extensão | Rondas de Charla | Cristina Maldonado (CPTL/UFMS – Coordenador a) – Edelberto Pauli Júnior (Colaborador) |
2023 | – |
| Extensão | Materiais Didáticos Interculturais para o Ensino de Línguas | Vinícius
Massad Castro (coordenador); Flavio da Rocha Benayon (participante); Cristiane Schmidt (participante) |
2023 | 2028 |
| Extensão | PROGELI- UFMS:
Programa de Extensão de Ensino de Línguas: Língua Alemã Iniciante |
Elton
Furnaletto (FAALC/UFMS) Cristiane Schmidt participante |
2024 | 2025 |
| Extensão | Web Revista
Sociolinguística e Dialetologia SOCIODIALETO |
Antonio C.
S.Souza (Uems/CG) Cristiane Schmidt participante
|
2022 | – |
| Ensino | Linguística e literatura em relação: a língua como lugar de
interseção |
Flavio da
Rocha Benayon
|
2024 | 2024 |
| Pesquisa | Diálogos temáticos e reflexivos em literaturas de expressão iberófona | Marcos Rogério Heck Dorneles | 2024 | – |
| Pesquisa | Confluências interdisciplinares entre criação literária, produção cinematográfica e expressão musical | Marcos Rogério Heck Dorneles | 2024 | – |
| Pesquisa | A escolarização de indígenas terena surdos: desafios e contradições na atuação do tradutor intérprete de línguas de sinais – TILS | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2016 | 2018 |
| Pesquisa | A colonização pela Libras da língua de sinais dos indígenas surdos das aldeias Olho Dágua, Barreirinho e Água Azul, da Terra Indígena Buriti, em Mato Grosso do Sul | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2013 | 2019 |
| Ensino | 4º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2019 | 2019 |
| Ensino | 5º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras UFMS/CPAQ | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2020 | 2020 |
| Ensino | 6º Seminário para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de Letras UFMS/CPAQ | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2021 | 2021 |
| Ensino | Ciclo de Palestras: práticas pedagógicas inclusivas na educação de surdos | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2023 | 2023 |
| Ensino | Ciclo de Palestras para estudantes no CPAQ: história de vida e práticas pedagógicas inclusivas na educação de surdos | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2024 | 2024 |
| Extensão | Curso de Formação em Libras | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2017 | 2018 |
| Extensão | II Encontro dos Terenas Surdos | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2016 | 2016 |
| Extensão | Curso de extensão para Formação de professores indígenas em língua de sinais indígenas – LSI | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2022 | 2023 |
| Extensão | (Re)conecta Surdos de Mato Grosso do Sul | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2023 | 2023 |
| Extensão | Diálogos interinstitucionais: educação, acessibilidade linguística e inclusão de surdos (2024) | Bruno Roberto Nantes Araujo | 2024 | 2024 |
| Extensão | Sociedade dos Leitores Vivos nas Escolas | José Alonso Torres Freire | 2023 | 2023 |
| Extensão | Clube de Leitura da Sociedade dos Leitores Vivos | José Alonso Torres Freire | 2024 | 2024 |
| Extensão | Sociedade dos Leitores Vivos nas Escolas – Ano II | José Alonso Torres Freire | 2024 | 2024 |
| Extensão | Oficina de Escrita Criativa nas Escolas | José Alonso Torres Freire | 2024 | 2024 |
| Extensão | VI Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos | José Alonso Torres Freire | 2024 | 2024 |
| Extensão | IV Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e V Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos | Flavio da Rocha Benayon | 2023 | 2024 |
| Pesquisa | A morte na literatura: questões culturais e sociais | Coordenadora: Diana Milena Heck; Colaborador: José Alonso Torres Freire | 2025 | – |
| Extensão | Ações de curricularização da extensão em disciplinas de Língua Espanhola | Diana Milena Heck | 2025 | – |
| Ensino | Programa de Iniciação à Docência (PIBID) | Diana Milena Heck | 2025 | 2027 |
| Extensão | Summarium Universitatis: Projetos em 5 Minutos | Rejane de Aquino Souza | 2025 | 2025 |
| Orientador | Orientado | Titulo do Trabalho |
| José Alonso Torres | Gabriela Fontes Gonçalves | TRÊS MULHERES EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. |
| José Alonso Torres | Arielle Santana Costa | A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM MISSA DO GALO E O ALIENISTA, DE MACHADO DE ASSIS |
| José Alonso Torres | Maristela Jorge de Oliveira Gomes | A REPRESENTAÇÃO DA MULHER INDÍGENA NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
| José Alonso Torres | Kahena Francisquini Pellicioni | A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM LUCÍOLA e SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR |
| Diana Milena Heck | Claudia Cristina Joner | FACES DA MORTE e DO MORRER EM CONTOS DE LUIZ VILELA |
| Diana Milena Heck | Maria Victória Manduca de Paula e Silva | “PENSEI QUE IAM ME CONSTRUIR, MAS ACABARAM ME DESTRUINDO”: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CAROLINA MARIA DE JESUS E A IMPRENSA |
| Diana Milena Heck | Silvania Pinheiro | OS IMPACTOS DAS LEIS 11.161/2005 E 13.415/2017 SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AQUIDAUANA E ANASTÁCIO – MS |
| Diana Milena Heck | Jackeliny Sampaio da Silva | OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA ESPANHOLA |
| Diana Milena Heck | Suzana Paulino da Silva | ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL PELA ESCOLHA DO CURSO DE GRADUAÇÃO E HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
| Rejane de Aquino Sousa | Carlos Alexsander Borlinques de Barros | MEU PÉ ESQUERDO – CHRISTY BROWN: INCLUSÃO E PRECONCEITO |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Julianna de Lima Ortiz | DISSOLUÇÃO SOCIAL E AFLORAMENTO NARRATIVO EM DOIS IRMÃOS. |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Suzy de Oliveira Rodrigues | JORNADAS E DESCOBERTAS EM A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA, E BISA BIA, BISA BEL, DE ANA MARIA MACHADO. |
| Samuel de Sousa Silva | Daiane Chamorro | MERCADO INTERNACIONAL E O PREÇO DO PÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA |
| Samuel de Sousa Silva | Lucinete Constantino Eloi | “A EVASÃO ESCOLAR NAS ALDEIAS DE MATO GROSSO DO SUL: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ATRATIVIDADE ESCOLAR” |
| Samuel de Sousa Silva | Marília Freire Barros | DESIGUALDADE SOCIAL: UMA DENÚNCIA FEITA EM VERSOS |
| Cristiane Schmidt –PIBIC | Ana Julia Alavarce Camara | Produção de Documentário Memorialístico: Autobiografias de Professores de Línguas |
| Cristiane Schmidt –PIBIC | Sabrina Lohany de França Leanes |
Relato de experiência: A importância do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência (PIBID) para a formação de professores capacitados – Eixo da língua portuguesa. |
| José Alonso Torres Freire | Alline Daniele Charão Escobar | O OLHAR DO CONTEMPORÂNEO EM “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” |
| José Alonso Torres Freire | Cléia de Souza Ribeiro Camargo | A POESIA EM SALA DE AULA: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DA ATUAÇÃO DE CECÍLIA MEIRELES COMO EDUCADORA |
| Flavio da Rocha Benayon – TCC | Rian Caetano de Oliveira | RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADE: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM ENTREVISTAS COM LÍDERES RELIGIOSOS EVANGÉLICOS |
| Flavio da Rocha Benayon – PIVIC | Fernanda Detol da Silva | TERRA EM DISPUTA: SENTIDOS EM TENSÃO NO MATO GROSSO DO SUL |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Cássia Ferreira Gomes (em
andamento) |
Constituição infensa em contos de Maria Judite de Carvalho |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Elimara Mendes da Ora (em andamento) | Dimensões conflitivas em Contos impopulares, de Agustina Bessa-Luís |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Mônica Monteiro Oruê (em
andamento) |
Ruínas narrativas em O retorno, de Dulce Maria Cardoso. |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Clauber Albres Silva (2023) |
Entrelaçamento mitológico temporal em contos de António Vieira |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Paulo César Lopes Pereira (2023) | Apreciações críticas e perspectivas compositivas em criações poéticas de Manoel de Barros |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Letícia Dantas da Silva (2023) | Reflexões compositivas sobre a morte em “O que cada um disse” e “Corpos”, de Luiz Vilela |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Odaiza Rodem
Simão (2023)
|
Estudo comparativo entre o Método recepcional e o Letramento literário: avanços e limitações |
| Marcos Rogério Heck Dorneles – TCC | Laís Gabriela Chimenes Nascimento (em andamento) |
Movimentações filosóficas elusivas em narrativas de Machado de Assis |
| Bruno Roberto Nantes Araujo | Giovanna Fernandes | Relato e experiência de uma mãe de surdos no município de Aquidauana-MS |
| Bruno Roberto Nantes Araujo | Ronan Sanabria Pires | Narrativas de estudantes da EJA e AJA de uma escola estadual do município de Aquidauana/MS: uma análise de suas perspectivas educacionais |
| Bruno Roberto Nantes Araujo | Hudson Correa Genovez | Estudos sobre a variação linguística dos sinais -termos das línguas de sinais do Bras |
| Orientador | Orientado | Nível | Titulo do Trabalho |
| José Alonso Torres | Samuel de Souza Silva | Pós-Doutorado | A MULHER, O DESEJO E O MEDO: REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA LITERATURA PELA INTERSECÇÃO ORIENTE-OCIDENTE NA OBRA “AS CABEÇAS TROCADAS” (2000) DE THOMAS MANN |
| José Alonso Torres | Mateus Calvis Soares | Mestrado | O TEATRO DAS SOMBRAS EM “CICATRIZES DE RISCO/CREPÚSCULO DAS LUZES” (2001), DE CIDA RODRIGUES”. |
| Cristiane Schmidt | Daniele Angélica Borges Foletto
|
Mestrado | EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS EM CONTEXTO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES TELEVISAS. |
| Cristiane Schmidt | Fabiana da Silva Lira | Mestrado | UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM UMA ESCOLA DO MATO GROSSO A PARTIR DE PRODUÇÕES TEXTUAIS E METODOLOGIAS DE ENSINO |
| Cristiane Schmidt | Yara Fernanda de Oliveira | Mestrado | A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CÁCERES-MT |
| Vinícius Oliveira de Oliveira | Helen Castelo Branco de Sousa | Especialização | CONSTRUINDO SENTIDO COM PICTUREBOOKS EM AULAS DE INGLÊS |
| Vinícius Oliveira de Oliveira | Carmen da Paixão Cavalcante | Especialização | RECURSOS DIGITAIS COMO ASPECTOS MOTIVACIONAIS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS |
| Vinícius Oliveira de Oliveira | Marco André Franco de Araújo | Especialização | O ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: DA AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS OFICIAIS À
FORMAÇÃO DOCENTE |
| Vinícius Oliveira de Oliveira | Jéssica Gregório Pereira Juvencio | Especialização | PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO |
| Vinícius Oliveira de Oliveira | Geraldo José Rodrigues Liska | Especialização | AVALIAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE ENSINO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA COM GAMES, GAMIFICAÇÃO E CULTURA MAKER |
| Cristiane Schmidt | Yara
Fernanda de Oliveira |
Mestrado
(PPGL UNEMAT) |
A Variação Linguística no Contexto Escolar de Língua Portuguesa na Cidade de Cáceres-MT |
| Cristiane Schmidt | Flaviane Leite da
Silva Cassia |
Mestrado
(PPGL UNEMAT) |
A Variação Linguística do Falar Camponês: um Estudo sobre o Preconceito Linguístico na Escola Estadual Santa Rosa, em São José Dos Quatro Marcos-MT |
| Cristiane Schmidt | Tânia
Maria Sanábria Carvalho Tolotti. |
Mestrado
(PPGL UNEMAT) |
Um Estudo Sociolinguístico do Cururu frente às Variações e o Preconceito Linguístico |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Ian Rari
Nogueira Faria |
Mestrado
PPGCult /UFMS (2024) |
Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Clea
Marcia Lourenço Carvalho |
Mestrado
PPGLetras/ UFMS (em andamento) |
Diálogos narrativos sobre tensões conflitivas e compositivas em contos de James Joyce e Luiz Vilela |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Letícia
Ribeiro Pereira |
Mestrado
PPGCult /UFMS (2024) |
Descolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellen Oléria e Carmen Faustino |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Angélica
Cristina da Silva |
Mestrado
PPGCult /UFMS (em andamento) |
Personagens, linguagens, subjetividades na construção de sujeitos em contos de Doramar ou odisseia, de Itamar Vieira Júnior |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Maria de
Fátima Alves Bonifácio |
Mestrado
PPGCult /UFMS (em andamento) |
Estudos culturais e narrativas orais: diminuição dos contadores de causos no pantanal e sua influência na transmissão da herança cultural e na construção da identidade local |
| Marcos Rogério Heck Dorneles (coorientador) | Maria
Luiza Correa da Silva |
Doutorado
PPGLetras/ UFMS (em andamento) |
Um feminino-monstruoso fantástico: uma análise comparada de Mandíbula, de Mónica Ojeda, e Raquel 1:1, de Mariana Bastos. |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Enilze de Souza
Breguedo |
Doutorado
PPGLetras/ UFMS (em andamento) |
A poética inscrita nos contos indígenas de Daniel Munduruku. |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Silvania
Saldanha da Silva. |
Doutorado
PPGLetras/ UFMS (em andamento) |
Acessibilidade literária. |
| Marcos Rogério Heck Dorneles | Ilka
Vanessa Meireles Santos |
Doutorado
PPGLetras/ UFMS (em andamento) |
Representações da violência falocrática em contos de Julia Lopes de Almeida, Adalgisa Nery e Alciene Ribeiro Leite |