Palestra sobre ansiedade e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Na última quinta-feira, 11, como parte da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, da Campanha Eu Respeito, do Programa Se Cuide, Te Amo, a comunidade interna e externa do Câmpus de Aquidauana tiveram a oportunidade de assistir à palestra “Viva bem, trabalhe melhor: ansiedade e qualidade de vida no ambiente de trabalho”, ministrada pela psicóloga Gisele Parquer Camargo.

O evento foi mediado pela professora da UFMS, do Câmpus de Aquidauana, Mariana A. Euflausino dos Santos Vieira. Durante a palestra, a psicóloga Gisele, retratou pontos relacionados à ansiedade patológica.

“Ansiedade patológica é uma preocupação excessiva, ela foge do nosso controle. É uma preocupação além daquilo que realmente tem razão de estar preocupado, persistindo por um tempo. Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos intenso e duradouro, causando muito sofrimento, interferindo na qualidade de vida, no bem-estar, e, no desempenho familiar, social e profissional das pessoas. Ela potencializa aquilo que está acontecendo dentro do nosso cérebro, muitas vezes distorcido da realidade”, ressaltou a psicóloga.

Ainda de acordo com a psicóloga, existem sinais e sintomas da ansiedade para ficar alerta, como medo excessivo, inquietação, fadiga, irritabilidade excessiva, dificuldade de concentração, tensão muscular elevada, palpitação e coração acelerado, falta de ar, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, náuseas, aperto no peito, insônia, alteração do apetite e o pensamento acelerado.

“Podemos adotar uma rotina de autocuidado, priorizar-se não é egoísmo. Buscar ajuda psicológica em postos de saúde para falar das suas dificuldades, eles vão fazer o encaminhamento. Temos uma série de atividades que ajudam nesse processo, como psicólogo, atividade física, grupos. Desenvolver atividades que proporcionem sensação de relaxamento e satisfação, buscando aquilo que gosta de fazer, que faz bem. Não dá só para estudar, só trabalhar, não podemos viver só disso. Precisamos praticar atividade física regularmente, a caminhada é um remédio para a ansiedade”, disse a psicóloga.

 

 

Texto: Samuel Rodrigues (Bolsista da Agecom)

Fotos: Samuel Rodrigues