Colação de grau reúne 63 estudantes na segunda noite de celebrações no Câmpus de Aquidauana

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Solenidade celebrou a formação dos estudantes da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena

A segunda noite de cerimônias no Câmpus de Aquidauana (Cpaq) celebrou a colação de grau de 63 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, História, Licenciatura Intercultural Indígena e Turismo nesta quinta-feira, 26. A solenidade foi realizada no formato presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine fez o discurso com a tradução para a língua terena feita pelo professor Paulo Baltazar

O reitor Marcelo Turine celebrou a conquista dos estudantes e recebeu o apoio do professor Paulo Baltazar, que realizou a tradução simultânea do discurso para a língua terena. “A UFMS é uma universidade pública, gratuita, inclusiva e laica. Para nós, professores e técnicos, é um orgulho imenso transformar a vida desses jovens que entram e fazem uma viagem de quatro a seis anos, percorrendo as águas da academia e do conhecimento”, comemorou.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira, parabenizou os novos profissionais formados e desejou sucesso na nova jornada. “A partir de hoje, a sociedade espera que vocês sejam protagonistas no desenvolvimento. Cada um em sua profissão, cada um com seu objetivo, mas que tenham a oportunidade de contribuir com as pessoas”.

Para a diretora do Cpaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, os novos profissionais formados pela Universidade devem buscar transformar a sociedade em que vivem e também a felicidade no trabalho. “Uma universidade pública inovadora e empreendedora como a UFMS, entrega ensino, pesquisa e extensão, mas, sobretudo, quer entregar gente feliz e realizada. São essas pessoas que mudam o mundo”, disse.

A professora Celma Francelino Fialho é paraninfa da turma de Licenciatura Intercultural Indígena e fez um discurso em nome dos demais docentes homenageados. Ela celebrou a conquista de todas as turmas e destacou a resiliência dos estudantes indígenas. Sem desistência na primeira turma do curso, todos que ingressaram em 2019 conseguiram colar grau. “Adotamos os  estudantes como filhos. Hoje temos os 23 aqui, junto com seus familiares e com os professores da equipe”.

A formanda do curso de Administração Camila Ovelar Vajelo representou todos os concluintes e fez a leitura do juramento durante a cerimônia. A licenciada em Ciências Biológicas Rosângela Araújo Alves fez o discurso em nome dos formandos. “Muitos desafios nos esperam, temos ainda muito a conquistar. Este é o momento de comemorarmos juntos a nossa conquista, ela nos lembra da nossa mais nova e importante etapa de vida”.

As cerimônias de colação de grau continuam em fevereiro

Durante a solenidade, a formanda Camila Ovelar ainda foi homenageada com o certificado de estudante destaque. O presidente do Conselho Regional de Administração, Marcelo Gomes Soares, fez a entrega da medalha. Já a coordenadora do curso de Administração, Karoline Ferreira Kinoshita Góes, entregou o certificado de destaque pelo desempenho acadêmico.

As colações de grau continuam em fevereiro. No dia 1º, será realizada a colação dos estudantes do Câmpus de Coxim; no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 é a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.

Texto: Mylena Rocha