Manual do Candidato dos programas de pós-graduação está disponível para consulta

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

A UFMS está com mais de 1,2 mil vagas abertas para ingresso em cursos de mestrado e doutorado, oferecidos na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Três Lagoas e do Pantanal. As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas até 6 de novembro pelo portal posgraduacao.ufms.br.

As oportunidades estão distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e vagas destinadas ao programa Qualifica para servidores da UFMS, do IFMS, do TJMS e da Escola CMO.

Para auxiliar os interessados no processo seletivo, foi publicado o Manual do Candidato. O intuito é facilitar a busca de informações para aqueles que desejam fazer parte dos programas de pós-graduação da maior universidade pública do estado.

No manual, os candidatos irão encontrar os destaques e as posições da UFMS em rankings nacionais e internacionais; informações sobre todos os câmpus da Universidade; a lista com os programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais; distribuição de vagas; como se inscrever; formato da prova e outras instruções importantes sobre o funcionamento do processo seletivo.

Seleção Unificada

Podem participar da seleção brasileiros e estrangeiros portadores de diploma devidamente registrado no Brasil.

Todo o processo será on-line e composto pela prova de línguas, que será realizada pelo programa institucional de extensão Progeli-UFMS, e pela avaliação de mérito, que consiste em provas específicas que serão realizadas pelos cursos. Essas provas poderão abranger todos ou alguns dos tipos de avaliação a seguir: análise de currículo, análise e/ou apresentação de pré-projeto, prova de conhecimentos específicos e/ou o uso de nota de provas nacionais da área.

A prova de línguas tem realização prevista para 18 de novembro. As  outras etapas deverão ser realizadas pelos programas de pós-graduação entre 21 de novembro e 8 de dezembro. Todas as orientações para os candidatos estão no edital de seleção.

Dúvidas gerais poderão ser esclarecidas pelo e-mail sepos.propp@ufms.br. Dúvidas específicas sobre a etapa de cada curso poderão ser esclarecidas pelos e-mails dos programas (confira a lista completa aqui),

Todas as informações e editais referentes a esta seleção serão publicadas no portal da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp).

Texto: Crislaine Oliveira Vanessa Amin/Ariane Comineti