Tipo | Titulo | Docente Coordenador | Inicio | Fim |
Extensão | Saberes da arte, natureza, tecnologia e literatura nas múltiplas linguagens escolares: as parcerias como ponto de partida | Janete Rosa da Fonseca | 2022 | – |
Extensão | Pioneiros na criação e implantação de cursos de formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul: a garantia da perspectiva decolonial na elaboração dos projetos dos cursos | Janete Rosa da Fonseca | 2022 | – |
Cultura | Grupo de Leitura: Porque ler nunca é demais | Janete Rosa da Fonseca | 2022 | – |
Extensão | 3º Congresso Internacional de Educação | Janete Rosa da Fonseca | 2022 | – |
Ensino | Narrativas, saberes e experiências sobre saúde, adoecimento, cuidados e cultura na região pantaneira. | Helen Paola Vieira Bueno | 2022 | 2026 |
Extensão | Roda de Conversa: Psicologia e Educação | Helen Paola Vieira Bueno | 2022 | 2022 |
Extensão | Cartilha – Orientações sobre Saúde Mental para Professores | Helen Paola Vieira Bueno | 2022 | 2022 |
Extensão |
III Semana Acadêmica de Pedagogia UFMS/CPAQ – “Um olhar sobre a BNCC: desafios, possibilidades e contrapontos”. | Helen Paola Vieira Bueno | 2022 | 2022 |
Pesquisa | A Abordagem da Sociologia da Infância: possibilidades de novas concepções de Criança/s e infância/s da Educação Infantil – Aquidauana/MS | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2021 | – |
Pesquisa | A sociologia da infância: mídias, escola, cinema, linguagens e diálogos interdisciplinares | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Pesquisa | Estudos Decoloniais: Perspectivas de Diálogo e Discussão de Procedimentos Teóricos e Metodológicos Latino-Americanos nos Cursos de Licenciatura, adaptadas à Realidade Multicultural do Brasil | Janete Rosa da Fonseca | 2021 | – |
Pesquisa | Violência política de gênero na região centro-oeste : Um recorte da realidade brasileira? | Janete Rosa da Fonseca | 2024 | – |
Pesquisa | Perspectiva e conhecimento do povo Terena, sua etnia e reflexos na mitologia | Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha | 2021 | – |
Pesquisa | Diferentes linguagens e representações no diálogo com professores(as) e acadêmicos(as) em condição de deficiência sobre suas experiências com a inclusão no ensino superior – o legal, o ideal e o real nessa relação | Rita de Fátima da Silva | 2022 | 2023 |
Extensão | Brinquedoteca: brincar se aprende a ler e a escrever | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Extensão | Alfabetizar Letrando: descobrindo e reconhecendo a escrita e as suas linguagens | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Extensão | Sociologia da Infância: uma possibilidade de compreender a criança, a infância e a Educação Infantil | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Extensão | Atuação e Formação Docente: Um Encontro com O Pequeno Príncipe De Antoine de Saint-Exupéry | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Extensão | As poesias de Manoel de Barros e a UFMS: possibilitando caminhos entre a criança e sua/s infância/s | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2023 | – |
Extensão | Criança/s e infância/s no cinema: possibilidades de des/ver conceitos | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2021 | – |
Extensão | Criança/s e infância/s no cinema: ações curriculares de extensão | Janaina Nogueira Maia Carvalho | 2021 | – |
Extensão | Ludicidade: uma ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento | Franchys Marizethe Nascimento Santana | 2021 | – |
Extensão | Laboratório de arte e ludicidade na diversidade cultural | Franchys Marizethe Nascimento Santana | 2023 | – |
Extensão | Grupo de leitura porque ler nunca é demais: O Protagonismo das mulheres leitoras e autoras em evidência na 5ª edição | Janete Rosa da Fonseca | 2023 | – |
Extensão | Diálogos Necessários entre Gestores/as, Professores/as da Educação Básica Regular, Professores/as das APAEs de Mato Grosso do Sul e Acadêmicos/as com Vistas a uma Educação por Valores e Inclusiva | Rita de Fátima da Silva | 2022 | 2023 |
Extensão | I Congresso de Diálogos Necessários entre Gestores/as, Professores/as da Educação Básica Regular, Professores/as das APAEs de Mato Grosso do Sul e Acadêmicos/as com Vistas a uma Educação por Valores e Inclusiva e VII Fórum de Educação Especial e Inclusiva | Rita de Fátima da Silva | 2023 | 2023 |
Orientador | Orientado | Titulo do Trabalho |
JANETE ROSA DA FONSECA | LUANA FRUTO DE ARRUDA | O CUIDADO E A GESTÃO: DOS ENTRELAÇAMENTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
JANETE ROSA DA FONSECA | DALCILENE FRANCISCO CAETANO | O PAPEL DO PEDAGOGO DA SAÚDE: Dimensões da atuação profissional em ambientes não escolares |
JANETE ROSA DA FONSECA | EDILENE DIAS | EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E ENSINO REMOTO: A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ALDEIA LIMÃO VERDE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 |
JANETE ROSA DA FONSECA | BRENDA LINHARES | EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: IMPORTANTE E NECESSÁRIA? OU UM CAMINHO PARA PROTEÇÃO, SEGURANÇA E CUIDADOS? |
JANETE ROSA DA FONSECA | EVELINE FERREIRA DE FREITAS | A BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS- Perspectivas, desafios e práxis |
JANETE ROSA DA FONSECA | KESLAINE MORAES DE FREITAS | MULHERES NA VIDA ACADÊMICA: ENFRENTAMENTOS, DESAFIOS E RESISTÊNCIA |
Helen Paola Vieira Bueno | Evanive Alves da Silva (Pedagogia) | O papel da afetividade no processo de ensino aprendizagem. |
Helen Paola Vieira Bueno | Luciano Rufino Moraes (Pedagogia) | As dificuldades de aprendizagem e o Transtorno do Espectro Autista-TEA |
Helen Paola Vieira Bueno | Alessandra da Silva (Pedagogia) | Como as competências socioemocionais impactam no processo de ensino-aprendizagem |
Helen Paola Vieira Bueno | Sandra Alice Rodrigues da Silva (Administração) | Qualidade de Vida do Administrador
|
Helen Paola Vieira Bueno | Lizandra Furtado Ramos de Moraes (Administração) | A ansiedade em estudantes universitários em fase de conclusão de curso: um estudo de caso com acadêmicos do curso de Administração da UFMS de Aquidauana-MS. |
Orientador | Orientado | Nível | Titulo do Trabalho |
JANETE ROSA DA FONSECA | Marília Martins | Especialização | Análise comparativa dos códigos de ética vigentes dos agentes públicos dos estados e DF e União |
JANETE ROSA DA FONSECA | Wilson Marques Dias | Mestrado | Resiliência cultural: uma análise da reconstrução educacional pós-pandemia COVID-19, no município de Aquidauana/MS. |
JANETE ROSA DA FONSECA | Eudes Mendes Ferreira | Mestrado | Res(sentimento) entre os descendentes de refugiados da guerra civil de 1947 do Paraguai: conhecer o passado para entender o presente |
JANETE ROSA DA FONSECA | Loriége Pessoa Bitencourt | Pós-Doutorado | PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA DECOLONIAL: os processos
interacionais e diálogicos da formação de professores indígenas no contexto da Faculdade Indígena InterculturaL – FAINDI/ UNEMAT |
JANETE ROSA DA FONSECA | Ailton Salgado Rosendo | Pós-Doutorado | A formação docente a partir de currículos decoloniais: análise de experiência do curso de licenciatura intercultural indígena teko arandu da Universidade Federal da Grande Dourados |
JANETE ROSA DA FONSECA | Rita de Fátima Silva Rosas de Castro | Pós-Doutorado | Diferentes linguagens e representações no diálogo com professores e professoras do ensino superior sobre suas experiências com a inclusão de estudantes em condição de deficiência – o legal, o ideal e o real nessa relação |
Helen Paola Vieira Bueno | Giovana Alle Hollender Azambuja | Mestrado | (Sobre)vivência acadêmica e pandemia da covid-19: percepções de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. |
Helen Paola Vieira Bueno | Kamila dos Santos Bento | Mestrado | Dimensões culturais, linguísticas e discursivas provenientes de uma convivência multiétnica em um regime de internato. |
Helen Paola Vieira Bueno | Laila Cristina Domingos Ferreira
|
Mestrado | Heteroidentificação: um olhar dos estudos culturais sobre o processo de entrada do aluno cotista na universidade. |
Helen Paola Vieira Bueno | Mary Juvencio Macedo
|
Mestrado
|
Saúde mental de docentes da educação especial e inclusiva: uma análise pelo viés dos estudos culturais. |
Helen Paola Vieira Bueno | Andreza Sales Ferreira | Mestrado | Sala de Recursos em LIBRAS e sua importância para a construção histórico-cultural e identitária do sujeito Surdo. |