Projeto de extensão “A importância de Ações preventivas no combate ao Aedes Aegypti”

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Coordenadora do projeto: Dirce Ferreira Luz; profa. Dra. do curso de Ciências biológicas UFMS/CPAQ.

Este projeto possui caráter interinstitucional, assim a equipe técnica da UFMS/CPAQ envolvida com o presente projeto, os estudantes do quarto semestre e do oitavo semestre (Waldemar, Kaio e Daniel), também funcionários do Centro de Controle de Vetores (CCV), se reuniram para traçar as estratégias de trabalho e discutir os resultados obtidos. Os professores da Escola participante foram responsáveis pela orientação de direcionamento das reflexões realizadas pelos acadêmicos, após o desenvolvimento das atividades na escola.

O objetivo deste Projeto foi realizar estratégias didático-pedagógicas para que os alunos da Escola Estadual Cândido Mariano conheçam as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, Dengue, zika vírus e Chikungunya, (ciclo de vida, formas de propagação, prevenção, etc.) ampliando os seus conhecimentos, pois somente com a educação é que acredita-se que essas doenças poderão ser abolidas. O Projeto trouxe contribuições diretas para a formação dos acadêmicos envolvidos e para a sociedade sul-mato-grossense, em especial os alunos da Escola básica e a população no entorno desta Escola, visto que, de acordo com os resultados obtidos, puderam compreender a importância do trabalho de prevenção ao controle do mosquito Aedes Aegypti.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia quando, o mosquito Aedes aegypti, que tem origem africana, veio ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. O primeiro programa de combate ao Aedes ocorreu no início do século 20 mais precisamente em 1903 comandado por Oswaldo Cruz, programa esse que se prolongou por anos, onde o medo, na época, eram as epidemias de febre amarela, transmitida também por um mosquito do gênero Aedes que chegou a ser erradicado no Brasil na década de 50, mas retornou, culminando na década de 80 em uma epidemia de dengue em Roraima. Até 1957 acreditava que a dengue era uma doença benigna, mas nesse ano, pela primeira vez ocorreu uma epidemia de dengue hemorrágica nas Filipinas. No continente americano, a primeira epidemia de dengue hemorrágica aconteceu em Cuba, no ano de 1981, onde foram registrados 344.203 casos com 116.463 hospitalizações e de desde então a doença tem se espalhado pelas Américas Central e Sul.

No Brasil, a dengue adquiriu importância epidemiológica a partir de 1986, quando a epidemia pelo subtipo DENV-1 ocorrida no Rio de Janeiro se dispersou para os estados do Nordeste, alcançando São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Sabendo também que a região de Aquidauana é uma região endêmica para o mosquito e que a contaminação pode ser estendida ao pico epidêmico. Assim, entende-se que a região onde a cidade de Aquidauana está inserida, apresenta uma gama diversificada de “povos”, ávida por conhecimentos, onde o Projeto “Ações socioeducativas para crianças e adolescentes no combate ao Aedes aegypti”, trará importante contribuição à conscientização desta população no combate a este mosquito. Assim, será necessário identificarmos junto ao público-alvo desta Ação de Extensão as possíveis causas que têm contribuído para o avanço das doenças como dengue que pode se agravar com evolução para quatro sorotipos com a nomenclatura de Denv1 Denv2 Denv3 e Denv4, indicando os quatros sorotipos existentes no Brasil. (IOC – Instituto Oswaldo Cruz).

Os participantes, em especial os alunos da Escola estadual Cândido Mariano, deverão colocar em prática as lições aprendidas sobre a conscientização do combate à dengue, como uma medida simples, mediante o recolhimento do lixo nas suas residências, principal criadouro do mosquito. Essas ações de conscientização, que são o objeto deste trabalho, são importantes quando ainda não há risco de epidemia, diferente do que já acontece na Capital do Estado, que hoje enfrenta uma luta contra o mosquito. Prevenção e educação sempre é o melhor caminho. Assim, este projeto irá propiciar contribuições significativas no processo de formação do futuro docente formado em licenciatura em Ciências Biológicas, por meio da orientação e desenvolvimento de atividades interativas e reflexivas de ensino e aprendizagem com alunos da Educação Básica.

A equipe proponente apresenta conhecimento suficiente para a realização e desenvolvimento desta proposta, os acadêmicos são funcionários do centro de Controle de vetores e estão seguros para a transmissão dos seus conhecimentos aos alunos da Escola participante. Além disso, tiveram embasamento teórico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio das disciplinas básicas como Microbiologia dentre outras.

Clique aqui e confira alguns registro do projeto.

Texto: Dirce Ferreira Luz