Laboratório de Geologia e Geomorfologia (LABGEM) está aberto para visitas

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

O Laboratório de Geologia e Geomorfologia (LABGEM), é um espaço destinado a atividades de pesquisa, ensino e extensão no Campus de Aquidauana (UFMS). Possui um acervo bibliográfico, o qual é constituído por livros de geologia e geomorfologia. Além disso, possui um acervo com amostras de rochas, minerais e fósseis.

A variedade de rochas no acervo representa a diversidade de rochas que podem ser encontradas em ambiente natural. Estão presentes no acervo rochas encontradas no município de Aquidauana, em sua maioria rochas sedimentares, mas também rochas ígneas (proveniente de magma) e rochas metamórficas.

No acervo de minerais podem ser encontrados enxofre, berilo (esmeralda), pirita (ouro de tolo), talco, grafita, gipsita e uma grade variedade de quartzo com tamanhos e cores distintas. Quanto aos fósseis podem ser encontrados no laboratório peixes, conchas e escamas, troncos, vestígios de pequenos animais e partes de preguiça gigante.

As amostras são utilizadas para as aulas ofertadas nos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado), Biologia e Mestrado em Geografia. Também são utilizadas para o desenvolvimento de atividades de extensão.

Na atividade de extensão “Cientista na escola” coordenada pela profa. Dra. Tatiane do Nascimento Lima, o LABGEM é um dos laboratórios apresentados aos alunos das escolas de Aquidauana e Anastácio.

Outra atividade de extensão desenvolvida no laboratório é “Geologia em prática: ciclo das rochas”, que visou identificar as rochas presentes no município de Aquidauana e elaborar um livreto que será entregue para as escolas do município. Juntamente com o livreto serão entregues kits com amostras de rochas do município.

Este grande acervo de rochas, minerais e fósseis pode ser visitado pela comunidade em geral, sendo necessário apenas o agendamento através do e-mail: labgemcpaq@gmail.com.

Clique aqui para conferir algumas fotos do laboratório.

Texto: Elisangela Carvalho