Abertas as inscrições para o projeto: HUMOR E EXPRESSIVIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA: DO BARROCO AO SÉCULO XXI

Postado por: SAMUEL MAX RODRIGUES DA SILVA

Estão abertas as inscrições para o curso HUMOR E EXPRESSIVIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA: DO BARROCO AO SÉCULO XXI. O presente curso visa à ampliação do repertório linguístico, cultural e literário dos alunos do Campus de Aquidauana, não apenas aos acadêmicos do curso de Letras, mas a todos os interessados no tema.

Ancorado teoricamente na Estilística, na Análise do Discurso, na Linguística Textual e na Semântica, o curso pretende oferecer instrumentos seguros e consistentes para uma análise linguística de textos de humor, explorando como efeitos de sentido humorístico são produzidos.

Entre as emoções diversas expressas pelo homem, o riso é, sem dúvida, uma das mais destacadas. De Platão até o século XX, de um modo ou de outro, o debate normalmente girou em torno de entender por que o homem ri ou do que ri. No escopo das Ciências da Linguagem, mais do que responder a por que e do que se ri, o objetivo primário é analisar que mecanismos linguísticos são empregados pelos falantes em interação para que se desencadeiem efeitos humorísticos no discurso.

Embora vários mecanismos linguísticos atuem concomitantemente na enunciação para a produção de efeitos de sentido humorístico, a escolha lexical é um dos traços linguísticos mais salientes nesse processo. De modo que este curso realizará um “mapeamento” de como se produzem efeitos de sentido humorístico sob a perspectiva do léxico, articulando quatro áreas significativas da Linguística: a Estilística, a Análise do Discurso, a Linguística Textual e a Semântica como ancoragem teórica.

O humor é um atributo humano que permeia diversos discursos em circulação na sociedade, seja o discurso humorístico propriamente dito, seja espraiado pela literatura, pelo teatro, pela publicidade ou pelos discursos ontologicamente “sérios”, como, e.g., o discurso acadêmico, político ou até mesmo o religioso. Entre tantos discursos, nosso interesse especificamente é o discurso literário, chamado por Maingueneau (2006) de “discurso constituinte”. Aqui, portanto, estabelecemos o nosso primeiro recorte, operando com textos literários.

Ainda assim, todavia, seria humanamente impossível dar conta de todo o vastíssimo repertório da Língua Portuguesa, visto que o humor aparece na prosa, no teatro e na poesia, de modo que, devido à necessidade de um recorte epistemológico, optamos apenas por textos poéticos – desde já ressalvando que por utilizamos o termo aqui no seu sentido lato, i. e., de textos escritos em versos, com exemplos pontuais através dos Estilos de época da literatura: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Parnasianismo, Modernismo e Pós-Modernismo.

O curso combinará aulas expositivas, com participação dos alunos, realização de discussões de textos teóricos e rodas de leitura de textos literários, além de apresentações dos acadêmicos, que aprofundarão suas leituras como um fomento à Pesquisa, poderão exercitar a habilidade de falar em público, visto que a oralidade é fundamental na atuação como professor, o que visa ao Ensino, e também adquirirão novos conhecimentos e ampliarão seu repertório sociocultural.

Os encontros ocorrerão todas sextas-feiras, na Unidade II, bloco C, sala C17, as 13h15min. O primeiro encontro está marcado para o dia 30 de setembro. Haverá encontros presenciais e à distância e, os encontros virtuais serão via Google Meet através do link: https://meet.google.com/rap-dxgv-zbi

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição

Texto: Cláuber Silva