Abertas as inscrições para a XIV SEMANA DA BIOLOGIA do CPAQ

Postado por: CLÁUBER ALBRES SILVA

A RELAÇÃO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS E A BIODIVERSIDADE: sob o olhar das Ciências Biológicas

“O Homem vive da natureza, isto significa que a natureza é o seu corpo com o qual ele deve permanecer em processo constante, para não perecer. O fato de que a vida física e espiritual do homem se relaciona com a natureza não tem outro sentido senão o de que a natureza se relaciona consigo mesma, pois o homem é parte da natureza”. (Karl Marx)

A Universidade, em sua essência, tem em suas diretrizes internas o contínuo aprimoramento de seus estudantes e de suas atividades, sendo a extensão uma das bases para a concretização desses saberes, uma vez que permite troca de informação entre a comunidade e a Universidade, que assim contribui para a valorização da Educação Básica.

A XIV Semana da Biologia do Campus de Aquidauana visa agregar acadêmicos, professores e profissionais e proporcionar um momento de reflexão acerca do papel da biodiversidade para as populações tradicionais, povos indígenas e comunidades tradicionais, fomentando a reflexão em diferentes áreas de atuação do profissional biólogo, não somente na Educação, mas contemplando também as áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, mostrando a inter-relação entre elas.

Aquidauana e região carecem de cursos de atualização voltados para as áreas que permeiam a Biologia como Meio Ambiente, Biodiversidade e Sociobiodiversidade, um tema atual. A realização da XIV Semana Acadêmica da Biologia é uma oportunidade para contribuir, de forma consistente, com o aprimoramento dos profissionais da região (Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, entre outras), bem como servir de estímulo e aprendizagem para acadêmicos e demais participantes.

As palestras e minicursos serão ofertadas por profissionais qualificados e a apresentação de banners visará divulgar as atividades de pesquisa, ensino e extensão que foram realizadas, na região, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura.

A programação visa atender às áreas de atuação do Biólogo em Meio Ambiente, Biodiversidade e áreas afins, oportunizando a troca de experiência e aprendizagem para todos os participantes.

O tema da Semana envolverá o contexto da “A RELAÇÃO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS E TRADICIONAIS E A BIODIVERSIDADE: SOB O OLHAR DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS”.

A escolha da temática foi consenso entre professores e alunos da comissão organizadora, visando à motivação de se compreender a relação das espécies animais e vegetais com os povos tradicionais, questões contemporâneas que remetem aos contextos da sustentabilidade e da conservação biológica.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a semana da biologia, bem como para os minicursos ofertados nesse evento, podem ser realizadas através do PDF interativo abaixo, clicando nos botões de inscrição presentes nele, após clicar você será redirecionado para a página com o formulário de inscrição.

Nesse PDF você também encontrará informações de contato e a rede social do evento para acompanhar as demais informações da XIV SEMANA DA BIOLOGIA.

Clique aqui e acesse o pdf interativo com a programação e o formulário de inscrição.

Texto: José Rimoli

Revisão Cláuber Silva