Conheça as ações desenvolvidas pelo Curso de Matemática no Programa Residência Pedagógica

Postado por: Marco Santos

Nos dias 22 e 23 de julho de 2021, durante o período de recesso acadêmico, e por meio do Google Meet, a equipe do Programa Residência Pedagógica do Curso de Matemática – CPAQ, visando desenvolver ações para a articulação e interação dos participantes dos programas com a comunidade escolar, promoveu uma oficina pedagógica aberta a todos os professores da escola campo, E.E. Profa. Doris Mendes Trindade, intitulada “Google Forms: explorando possibilidades”.

Na oficina foram explorados recursos utilizados no cotidiano dos professores nesse período de aulas remotas e que podem enriquecê-los e dinamizá-los. Ao todo, 15 professores participaram ativamente da oficina, visto que nesse tipo de trabalho os sujeitos podem construir conjuntamente suas aprendizagens, interagindo, dialogando e partilhando ideias, pois o foco é o aprender fazendo.

Ao final, os professores participantes deixaram mensagens de agradecimento à equipe, como:

“Aprendi demais! Eu sofria no Paint e Power Point, e vocês mostraram que o Canva é bem mais prático e as imagens ficam mais lindas! Enfim, oficina Maravilhosa! Equipe Residência sempre contribuindo com a nossa escola!”

“Muita informação transformada em conhecimento!”

“Gostaria de novas oficinas!”

A ação, além de contribuir com a escola campo, possibilitou o desenvolvimento da formação profissional dos residentes, futuros professores, que atuaram como ministrantes.

Vale ressaltar que as ações desenvolvidas são respaldadas pelo Edital de Resultado Nº 154/2020-PROGRAD/UFMS e pelo Edital de Resultado Nº 184/2020-PROGRAD/UFMS, documentos que, respectivamente, contêm o Resultado Final do Processo Seletivo de Estudantes Para o Programa de Residência Pedagógica – RP/UFMS e o Resultado Final do Processo Seletivo de Preceptores Para o Programa de Residência Pedagógica – RP/UFMS.

Desde que a segunda edição do Programa foi iniciada, em outubro de 2020, a equipe, composta por 10 residentes, em conjunto com as professoras supervisora, Janini Gomes Caldas, da E.E. Profª. Doris Mendes Trindade, e orientadora, Juliana Alves, do Curso de Matemática – CPAQ, tem desenvolvido diversas ações. Para divulgá-las, a equipe preparou um breve vídeo. Confira: https://youtu.be/0D5qxzcmyjY

Texto: Equipe do Programa Residência Pedagógica do Curso de Matemática do CPAQ

Revisão: Marco Santos