Livros de Pano produzidos por estudantes visam à compreensão das possibilidades didáticas

Postado por: Marco Santos

Estudantes do curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ) produziram, ao longo do primeiro período letivo de 2021, materiais pedagógicos de Livros de Pano na disciplina de Didática. As produções estão sendo publicadas na página A arte e magia dos Livros de Pano no Facebook, como maneira de compartilhar e sugerir o instrumento à comunidade.

As aulas foram ministradas pela professora Luci Carlos de Andrade, na turma do primeiro semestre. Os encontros eram realizados via Google Meet, entre os meses de março e julho, com cerca de 46 estudantes.

“A finalidade das produções dos Livros de Pano é fazer com que o aluno compreenda esse material como um dispositivo pedagógico para auxiliar na ação didática do professor. Os estudantes passam a perceber as possibilidades criativas e diferenciadas das produções artesanais de materiais didáticos, que são atrativos para o aprendizado da criança. Os livros estão estampados com temas de contos clássicos infantis, vogais e números, além de histórias encantadoras criadas pelos acadêmicos”, explica Luci.

A página para divulgação dos Livros de Pano foi criada em junho deste ano, com o objetivo de valorizar e expor os trabalhos desenvolvidos. “Nesse momento de pandemia não é possível fazer isso presencialmente. Com isso, a página surge como uma ferramenta para compartilhar e sugerir esse material pedagógico atrativo e diferenciado”, destaca a docente.

Para conhecer a arte e magia dos Livros de Pano, basta clicar aqui.

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)

Fotos: Arquivo dos acadêmicos