Professor português participa de disciplina no Curso de Pedagogia do CPAQ

Postado por: Marco Santos

A Profª. Dra. Janete Rosa da Fonseca, docente do Curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ), tem desenvolvido algumas atividades em parceria com o Prof. Dr. Pedro José Arrifano Tadeu, docente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), localizado em Portugal.

Trata-se de uma série de atividades voltadas aos estudantes do 5º semestre do Curso de Pedagogia do CPAQ, por meio da disciplina Tecnologias Educacionais, que tem como base a pesquisa intitulada “Tecnologias Educacionais: Por uma educação sem fronteiras”, coordenada pela Profª. Janete.

Por meio de encontros quinzenais, via plataformas Zoom ou Google Meet, os estudantes contam com a participação voluntária do Prof. Pedro em suas aulas. A interação com o convidado, pautada em um ambiente de inclusão, tem propiciado aos alunos a criação de conteúdos para diversas áreas, ajudando os futuros docentes a facilitar a busca e organização das informações, desenvolver autonomia e promover um ambiente de discussão e partilha em contexto de sala de aula.

Promover o acesso à partilha dos mais diversos softwares/recursos que permitem criar aulas mais dinâmicas e interativas, como Plickers, Kahoot, Padlet, Wordart, entre outros, para que se possa dimensionar que as tecnologias educacionais permitem aos professores oferecer aos seus alunos uma educação sem fronteiras, está entre os objetivos da pesquisa.

“A sala de aula não é mais a mesma, espera-se, portanto, que com essa parceria, nossos futuros docentes possam se tornar mais criativos, mais experimentadores das novas tecnologias e orientadores dos processos de ensino e aprendizagem. É uma forma de demonstramos na prática que a tecnologia pode nos aproximar e nos levar a conhecer lugares e culturas diferentes sem sair de casa. Nas tardes em que temos a participação de nosso convidado, além de aprender sobre Tecnologias Educacionais, realizamos visitas virtuais no Instituto Politécnico, passeamos pelas ruas da Guarda e trocamos muitas informações sobre a cultura de nossos países”, destaca a Profª. Janete.

A parceria tem aproximado os acadêmicos de aplicativos e games que auxiliam no ensino de Matemática, História, Geografia, entre outras disciplinas, todas adequadas aos níveis de atuação dos futuros Pedagogos. Foi uma alternativa para tornar o ensino da disciplina de Tecnologias Educacionais mais dinâmico e criativo.

“Um de nossos acadêmicos comentou que sempre teve o sonho de conhecer Portugal e que por meio dos encontros na disciplina tem sentido esse sonho realizado. Se não podemos levar nossos alunos a Portugal, então trazemos Portugal até eles com os recursos que a tecnologia nos proporciona”, ressalta a Professora.

Dúvidas ou mais informações podem ser esclarecidas/obtidas pelo e-mail janete.fonseca@ufms.br.