Dia do Geógrafo será comemorado com atividades organizadas pelos acadêmicos dos Cursos de Geografia

Postado por: Marco Santos

Com o tema “A relevância do ‘fazer geográfico’ no CPAQ/UFMS:  trajetórias e perspectivas a partir dos projetos em desenvolvimento”, as acadêmicas Ana Flávia G. Fernandes Fontes (Geografia Bacharelado), Eveline Terra Bezerra (Geografia Licenciatura/Mestrado) e Vanessa Vieira Rocha (Geografia Bacharelado) organizaram atividades em comemoração ao dia 29 de maio, Dia do Geógrafo, envolvendo os cursos de Geografia Bacharelado, Geografia Licenciatura e Mestrado em Geografia do Campus de Aquidauana.

As atividades serão realizadas no dia 28 de maio, sexta-feira, a partir das 13h30min, em ambiente virtual, por meio da plataforma google meet, link de acesso https://meet.google.com/xkf-myzi-uhx. Os objetivos são:

• Divulgar e dinamizar a troca de informações sobre o “fazer geográfico”, projetos de pesquisa, ensino e extensão e estágios em desenvolvimento dos estudantes dos cursos de graduação em Geografia/CPAQ/UFMS e de sua importância para a sociedade;
  • Promover um espaço para troca de informações e debate entre os estudantes dos cursos, com referência à atuação profissional e projetos em andamento na área da geografia;
  • Dar visibilidade às diversas áreas de pesquisa e extensão em andamento nos cursos, que possuem grande relevância social, econômica e ambiental.

Os professores Fernando Rodrigo Farias, coordenador dos Cursos de Graduação em Geografia, Lucy Ribeiro Ayach, coordenadora do Mestrado em Geografia, juntamente com o apoio dos professores Gustavo da Silva  e Elisângela Martins de Carvalho, proporcionaram todo o apoio necessário à iniciativa das acadêmicas, considerando a importância da atuação da profissão do Geógrafo na sociedade contemporânea, marcada por intensas transformações sociais e ambientais, que exigem a forte atuação desse profissional no planejamento e gestão ambiental, em especial voltado para as características do estado de Mato Grosso do Sul.

Segue abaixo a programação, que conta com apresentações dos acadêmicos, exposição de informações dos professores, vídeos de atuação profissional de egressos do CPAQ e debates conduzidos pelos mestrandos: