Inscrições abertas para a 2ª Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia

Postado por: Marco Santos

A 2ª edição da Semana Acadêmica Virtual de Pedagogia será realizada de 24 a 28 de maio. A iniciativa é do curso de Pedagogia do Campus de Aquidauana (CPAQ). Neste ano, o evento irá abordar o tema “O professor pesquisador e a prática docente: saberes em (re) construção”, por meio de apresentações culturais, palestras e rodas de conversa.

A Semana será transmitida pela página do Campus de Aquidauana no Facebook. As inscrições são gratuitas e estão abertas a toda a comunidade. Os interessados podem se inscrever até 21 de maio, por aqui.

Os objetivos do evento são “promover a interação entre os estudantes, com a intenção de dar dinamicidade aos aspectos pedagógicos e agregar informações e conhecimento à formação dos acadêmicos”, destaca a professora Luci Carlos de Andrade, que organiza a Semana junto à professora Helen Paola Vieira Bueno e acadêmicos do curso.

Segundo a docente Luci, a ideia surgiu da necessidade de reunir estudantes e professores e promover um movimento ao curso de Pedagogia, considerando o atual momento de distanciamento social vivenciado por todos. “Os estudantes terão a oportunidade de assistir a palestrantes internos e externos que fazem parte do corpo docente do curso. Durante as reuniões, serão trabalhados temas diferenciados cujo foco principal é a pesquisa e o professor pesquisador. Além disso, os estudantes poderão apreciar uma programação enriquecida com apresentações culturais”, explica.

Os participantes poderão receber certificado de 30 horas, para isso a participação terá de ser de 75% ou mais das atividades. Durante a Semana, para cada dia do evento, serão disponibilizados links para preenchimento e marcação da presença. O controle será feito pelo preenchimento desses formulários.

Mais informações podem ser obtidas no campo “Fale com o organizador” no site de inscrições para o evento.

Confira a Programação:

Segunda-feira – 24/05/2021

13h30 – Apresentação Cultural: “Grupo Camalote” Grupo Parafolclórico de Danças Regionais de MS.

14h – Atividade 1 – Palestra de Abertura: O professor pesquisador e a prática docente: saberes em (re) construção.

Ministrante: Prof. Dra. Nádia Bigarella (UCDB)

15h10 – Atividade 2 – Palestra: Educação em tempos de Pandemia: controvérsias entre teoria e prática.

Ministrante: Prof. Dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana (UFMS/CPAQ)

Terça-feira – 25/05/2021

13h30 – Apresentação Cultural: “Cantigas de Roda.. Viva a infância!”.

Apresentação: Acadêmica Graziela Cristine Neves Mortari

14h – Atividade 1 – Palestra: Livros mudam vidas e ampliam os campos do conhecimento.

Ministrante: Ronilço Guerreiro (GIBITECA)

15h10 – Palestra: Teoria e prática na pesquisa com crianças.

Ministrante: Prof. Dra. Janaina Nogueira Maia Carvalho (UFMS/CPAQ)

Quarta-feira – 26/05/2021

13h30 – Apresentação Cultural: Poesia “Saberia”.

Apresentação: Acadêmica Bárbara Rodrigues

14h – Atividade 1 – Palestra: A pesquisa na formação inicial e continuada de professores: entre a Educação e a Ciência.

Ministrante: Prof. Dra. Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra – (UFMS/FAED)

15h10 – Atividade 2 – Palestra: A pesquisa científica e seus olhares sobre a pessoa em condição de deficiência.

Ministrante: Prof. Dra. Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro (UFMS/CPAQ)

Quinta-feira – 27/05/2021

13h30 – Apresentação Cultural: Encontro.

Apresentação: Roberta de Oliveira Maisatto

14h – Atividade 1 – Palestra: Professor pesquisador: constituição de saberes na perspectiva da Sociologia da infância

Ministrante: Prof. Dra. Marta Regina Brostolin (UCDB)

15h10 – Atividade 2 – Palestra: Identidade, poder e Educação: olhares desde a articulação entre estágio, pesquisa e formação de professores.

Ministrante: Prof. Dra. Janete Rosa da Fonseca (UFMS/CPAQ)

Sexta-feira – 28/05/2021

13h30 – Apresentação Cultural: Vídeo Um mundo bem melhor (We are the World Brasil)

14h – Atividade 1 – Palestra: A importância da pesquisa na Educação Básica.

Ministrante: Acadêmico Fabrício Pupo Antunes (UFMS/FACH)

15h10 – Atividade 2 – Encerramento: Roda de conversa com pesquisadores indígenas

Ministrante: Prof. Dra. Fátima Cristina Duarte Ferreira (UFMS/CPAQ).

Mediadora: Prof. Mestre em Educação Aparecida de Souza dos Santos (UFMS/CPAQ)

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)