Estudantes podem realizar empréstimo de equipamentos de tecnologia

Postado por: Marco Santos

Estão abertas até 16 de maio as inscrições para estudantes de graduação da UFMS interessados no empréstimo de equipamentos de tecnologia. Ao todo serão disponibilizados 314 chromebooks e 176 notebooks, com distribuição entre todos os câmpus.

“O empréstimo do equipamento vem colaborar para que os estudantes tenham as condições necessárias para realizarem suas atividades enquanto perdurar o Ensino Remoto de Emergência e o Ensino a Distância. Os selecionados ficarão com o equipamento enquanto mantivermos a modalidade ou até o encerramento do ano letivo de 2021, devendo devolvê-lo junto à unidade na qual está matriculado até o último dia letivo deste ano, conforme o calendário acadêmico”, informa a diretora da Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Marta Beck.

Para participar é preciso estar regularmente matriculado em curso presencial de graduação da UFMS, cursando, pelo menos, uma disciplina no semestre letivo de 2021; ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente e não possuir equipamento tecnológico para realizar as atividades acadêmicas.

A inscrição deve ser iniciada com a atualização do questionário do estudante no site questionario.ufms.br. Após a atualização, o interessado deve acessar o site selecao.ufms.br e anexar: a folha resumo do Cadastro Único ou CadÚnico e a declaração de anuência ao termo de compromisso do estudante, disponível no edital.

A diretora lembra que a UFMS tem realizado o empréstimo de equipamentos desde o ano passado. “Iniciamos em novembro de 2020 e já foram abertos dois editais. Tivemos a primeira entrega em novembro e outra entrega agora em abril de 2021. Por meio desses dois editais já foram emprestados 408 equipamentos aos estudantes”, conta, e reforça que os contemplados que ainda não estão com os equipamentos podem buscá-los junto à sua unidade.

O resultado preliminar da seleção está previsto para até 19 de maio e a divulgação dos estudantes habilitados para o empréstimo para 25 de maio. A retirada dos equipamentos poderá ser feita pelos selecionados até 24 de junho.

Todas as informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital completo, neste link, no site da Proaes. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail sefi.proaes@ufms.br, com o assunto “Empréstimo de equipamento”.

Texto: Ariane Comineti