15 mil estudantes fazem a prova do Vestibular UFMS 2021

Postado por: Joao Doarth

Cerca de 15 mil estudantes fizeram a prova do Vestibular para ingresso na UFMS, maior Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul. As provas do Vestibular UFMS 2021 foram aplicadas nesta sexta-feira, 29, em onze municípios de Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

De acordo com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), contratada pela UFMS para organizar e realizar o Vestibular, a abstenção ficou em torno de 10%, o que foi considerado excelente em relação a outros processos seletivos nacionais.

Para o reitor Marcelo Turine, ver as famílias apoiando e motivando os jovens para ingressar na UFMS é uma satisfação e uma alegria. “Estamos felizes por proporcionar a entrada desses estudantes no ensino superior. Tudo ocorreu de forma satisfatória, com muitos elogios, respondendo com as nossas expectativas de qualidade e de referência na Educação e na Ciência. Será um orgulho encontrarmos no dia 15 de março de 2021, início das aulas, os novos jovens universitários na UFMS”, disse.

Das 5.276 vagas para ingresso na UFMS em 2021, 4.249 vagas são ofertadas no Vestibular, que é uma das formas de ingresso nos 114 cursos de graduação da Universidade. A aplicação foi realizada de acordo com todas as normas de Biossegurança presentes na cartilha de orientação aos candidatos. Várias medidas foram adotadas para segurança de todos os envolvidos, tais como, uso de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre candidatos e colaboradores durante todas as etapas do processo seletivo e higienização das mãos.

Para o pró-reitor de graduação da UFMS, Cristiano Costa Argemon Vieira, receber os futuros universitários é uma motivação para realizar o processo seletivo próprio da UFMS. “Oferecer oportunidade a esses jovens de transformarem suas vidas, de transformarem a vida de suas famílias e ajudarem no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil supera todo esse esforço”.

A diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, ressalta que além das medidas para garantir a integridade dos participantes, a equipe preparou a sinalização para garantir a chegada às salas de prova com tranquilidade, e todo processo ocorreu sem qualquer intercorrência “A nossa preocupação maior foi colocá-los na sala de prova com antecedência e eles não ficarem perdidos, nem na Cidade Universitária da UFMS, nem nos outros pontos que a prova foi realizada. Fizemos todo um trabalho para deixar o candidato mais seguro e tranquilo”. A Fapec disponibilizou cerca de 5 mil colaboradores para atuarem como fiscais de sala, seguranças e sinalizadores.

O estudante Gabriel de Castro Lichs, realizou a prova para o curso de bacharelado em Física e relatou a experiência. “A prova não foi tão difícil quanto eu imaginava, o tema da redação foi bom. No começo é um sentimento de bastante tensão porque é uma novidade para mim e quando eu voltei agora a sensação é de que é uma coisa diferente, inédita”.

Outra participante foi a professora Carla Verônica Santarelli, que pretende ingressar no curso de licenciatura em Química. Ela notou os cuidados adotados para a aplicação das provas. “Os alunos estavam bem afastados um do outro, tinha álcool em gel, as janelas estavam abertas, me senti segura para realizar a prova”.

PASSE

Na próxima sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021, a Fapec aplicará as provas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS (PASSE 2021) nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Para 2021, serão ofertadas 1.027 vagas no PASSE 2021.

Todas as informações e editais podem ser acessados nos sites ingresso.ufms.br e concurso.fapec.org.

Texto: Talita Oliveira, com informações da Fapec

Fotos: Leandro Benites e Talita Oliveira