XII Semana da Matemática teve apresentações de trabalho, palestras e mais de 100 inscritos

Nos dias 11 e 12 de novembro, ocorreu a XII Semana da Matemática da UFMS/CPAQ. Com o tema “Transformações no Processo Formativo”, pela primeira vez o evento foi realizado totalmente on-line, com transmissão pelo canal do Youtube “Matemática UFMS CPAQ” e Google Meet, em decorrência do período de Ensino Remoto Emergencial em vigor na UFMS.

A abertura foi realizada pela coordenadora do evento, profa. Adriana Wagner, junto com os demais membros da comissão: profa. Juliana Alves e acadêmicos Asaph Bedoia, Filipe Adegas e Maria Eduarda Melo. A apresentação cultural contou com a participação musical do acadêmico Renanh dos Santos Lopes (assista aqui).

Em seguida, foi iniciada a primeira palestra do evento, com o título “A relação professor-aluno e o ensino de Matemática: implicações para o protagonismo estudantil”, proferida pelo prof. Dr. Jader Otavio Dalto. Todas as discussões e apresentações realizadas nesse dia podem ser acessadas clicando aqui.

Evento contou com 120 inscritos e programação diversificada (clique para aumentar)

Também houve um momento para apresentação de um material produzido pelos estudantes. Diversos acadêmicos do curso elaboraram e compuseram o vídeo intitulado “Frente a Frente com o Ensino Remoto”, apresentado durante o evento. Durante sua exibição, foram demonstradas as dificuldades, desafios, superações e aprendizagens que os alunos tiveram e estão tendo nesse período (assista ao vídeo clicando aqui)

Também houve apresentações de trabalhos por estudantes do curso, todas disponíveis para acesso:

• Experiências e oportunidades da iniciação científica – acadêmica Suelen da Silva Paniago, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Wagner: clique aqui;
  • Espaços vetoriais sobre corpos finitos – Acadêmica Maria Eduarda P. Melo, sob orientação do Prof. Dr. João Batista Garcia: clique aqui;
  • Construção de Reticulados – Acadêmica Gislene de S. Moraes, sob orientação do Prof. Dr. João Batista Garcia: clique aqui;
  • Modelagem Matemática na Construção de Saias Godês – Acadêmico Asaph Ortolani Bedoia, sob orientação da Profa. Dra. Juliana Alves: clique aqui.

No segundo dia, foram realizados quatro minicursos via Google Meet:

• MC1 Celular – uma poderosa ferramenta;
  • MC2 Passatempos Matemáticos;
  • MC3 Como podemos usar as histórias em quadrinhos no ensino de Matemática?;
  • MC4 Produções de vídeos no contexto educacional: algumas possibilidades.

À noite, o evento foi encerrado com a mesa-redonda “Indutores da formação: normativas, universidade e escola”, resultado de uma parceria com o IV Fórum de Licenciaturas em Matemática, promovido pela SBEM-MS (assista clicando aqui).

O evento contou com a parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Cornélio Procópio, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Mato Grosso do Sul (SBEM-MS) e do canal do Youtube Cafematica, que cederam palestrantes e ministrantes para compor o evento.

A XII Semana da Matemática UFMS/CPAQ recebeu 120 inscrições dentre acadêmicos do curso de Matemática e demais cursos do CPAQ, egressos e professores das redes municipais, estaduais e particulares. “O sucesso do evento foi resultado das parcerias realizadas e o engajamento de professores e acadêmicos em manter sua realização mesmo em condições adversas”, afirmaram os organizadores.

A equipe da XII Semana de Matemática agradece a todos os participantes e colaboradores e informa que, em breve, os certificados estarão disponíveis na plataforma de gerenciamento de certificados da UFMS (SICERT).