Pedagogia cria página para expor produções culturais desenvolvidas no curso

Estudantes de Pedagogia do Campus de Aquidauana da UFMS estão expondo seus trabalhos produzidos em duas disciplinas em andamento no segundo semestre de 2020. A ação, que normalmente era realizada presencialmente, utilizou como instrumento de divulgação dos trabalhos a criação de uma fan page no facebook, em razão da pandemia de Covid-19.

Os trabalhos são de estudantes do sexto e segundo semestres do curso, participantes das disciplinas de Fundamentos e Práticas do Ensino de Artes Visuais e Fundamentos e Práticas do Ensino da Expressão Musical e Corporal, respectivamente. As disciplinas são ministradas pela professora Luci Carlos de Andrade, do Campus de Aquidauana.

Ambas as disciplinas se correlacionam, sobretudo em virtude da proximidade de aspectos lúdicos, artísticos, de dança, de música, de ritmos e de artes visuais. Durante as aulas, os acadêmicos aprendem elementos como das produções artísticas e visuais, que podem ser utilizados, posteriormente, como materiais didático-pedagógicos, brinquedos, instrumentos sonoros, entre outros.

Cultura indígena também esteve presente nas mandalas produzidas no curso (clique para aumentar)

Luci Carlos, professora da disciplina, afirma que o trabalho inter-relacionado entre as duas disciplinas tem sido positivo. “São duas disciplinas com a perspectiva de produção de material, tanto artístico como lúdico. Nesse sentido, decidimos, junto com os acadêmicos e em função da pandemia, expormos todo esse material em uma fan page do facebook, juntamente com as apresentações de dança e música e a confecção de materiais”.

Segundo a docente, o objetivo é que as produções atinjam o maior número possível de pessoas. “O intuito é compartilharmos as ações com os demais acadêmicos e cursos, para que todos possam apreciar os maravilhosos trabalhos que os estudantes têm produzido. Essa finalização da disciplina está sendo muito positiva, pois todos os acadêmicos participantes estão envolvidos, bastante dedicados, cada um deles em sua individualidade de trabalho”, apontou a docente.

Luci também destaca a empolgação com que os estudantes tem participado das atividades. “Eles demonstram a satisfação que têm tido durante suas tarefas. Alguns dos materiais, como a mandala, eles ainda não haviam tido a oportunidade de confeccionar, então ficamos gratificados pela empolgação e pelo sentimento deles. Também organizamos seminários sobre pesquisas com artísticas plásticos e com ritmos brasileiros, além de apresentações de músicas e danças relacionadas com os ritmos. É um trabalho bastante artístico, com muita dedicação e compromisso dos estudantes”, avaliou a professora.

Marlon elaborou vídeo ensinando a produzir instrumentos musicais com materiais recicláveis (clique para aumentar)

Para o acadêmico Marlon Correa de Jesus, as ações demonstram a diversidade que o país possui. “O trabalho que está sendo desenvolvido é muito lindo e vem nos mostrando diversidade de cultura e ritmos que o país tem. Vimos a música e os sons de outra forma, os gestos que podem falar muito, expressar algo novo que nós estamos sentindo. Isso me gerou um grande aprendizado. Os instrumentos que construímos nos mostram que com pouco podemos fazer muito, então também fiquei muito feliz em produzir esses instrumentos e estou surpreso positivamente com as ações que realizamos. Vemos como o Brasil é cultura, é ritmo, é expressão, é a miscigenação de saberes, culturas e conhecimentos”, avaliou o acadêmico.

A estudante Leisiane de Castro Cruz destacou a relevância da disciplina em seu futuro como docente. “Aprendemos tanto como discente como enquanto futura docente, principalmente para termos uma visão diferente de como ensinar e como aprender, como a música e os movimentos influenciam no aprendizado, no intelecto e nas questões psicomotoras da criança. Quando confeccionamos os instrumentos com materiais recicláveis, vimos nossa criatividade ser expandida, pois conseguimos enxergar a criatividade sem tantos recursos. Produzir os instrumentos foi muito interessante; fiz um violão e uma gaita, instrumentos de baixa sonoridade, mas que chamam muito a atenção das crianças. Com certeza nossos futuros alunos terão um grande proveito do que estamos aprendendo hoje na universidade”, finalizou a estudante.

Todas as produções acadêmicas em ambas as disciplinas podem ser visualizadas na página do facebook criada pelo curso, no link https://www.facebook.com/artemusicaexprecorporal/.

Outras informações sobre as atividades desenvolvidas podem ser obtidas com a profa. Luci Carlos de Andrade, pelo e-mail luci.carlos@ufms.br.