“Do outro lado da tela”: projeto Olhar 90 discutiu as reinvenções dos professores nas aulas remotas

Postado por: Joao Doarth

Em mais uma das ações mensais do projeto Olhar 90, os participantes conheceram uma diretora e três professores da educação básica e discutiram sobre os novos aprendizados docentes durante as aulas remotas. A atividade, realizada na última terça-feira, dia 27, pelo google meet, foi a penúltima ação do projeto.

A webinar, intitulada “Do outro lado da tela”, foi organizada em três partes. Inicialmente, foi realizada uma pequena entrevista com a profa. Tereza Janneth, diretora adjunta da Escola Estadual Maria Correa Dias, de Anastácio (MS). Ela contou um pouco sobre as orientações gerais para início do trabalho, organização da escola para continuar as aulas e atender pais e alunos, as flexibilizações, os encaminhamentos junto ao corpo docente, os principais desafios e os aprendizados adquiridos. Tereza é graduada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Metodologia do Ensino de Biologia e Química e em Coordenação Pedagógica, tendo atuado na educação por mais de 20 anos, em diversas áreas, e está na gestão escolar há dois anos e meio.

Em seguida, houve a apresentação de três professores de diferentes redes de ensino de Anastácio e Aquidauana. Eles gravaram um vídeo expondo suas experiências, desafios, escolhas metodológicas, reinvenções e aprendizados durante esse período de aulas remotas. Veja a seguir:

Webinar contou com a participação de quatro professores da educação básica (clique para aumentar)

Wilkler Garcia Magalhães, do IFMS Campus de Aquidauana: licenciado em Matemática pela UNIDERP (2006), com especialização em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER – Centro Universitário Internacional (2011) e mestrado profissional em Matemática – pela UFMS (2015). Atualmente é professor efetivo de Matemática no IFMS – Campus Aquidauana. Foi Professor de Matemática no ensino médio em diversas escolas privadas de Campo Grande/MS e também em escolas públicas. É ator, dramaturgo e diretor de teatro desenvolvendo trabalhos na área artística desde 1997. Veja o vídeo gravado por ele aqui.

Camila de Freitas Fernandes – Instituto Educacional Falcão/Aquidauana: graduada em Matemática pela UFMS/CPAQ (2013) e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Já atuou como profa. Substituta do Curso de Matemática na UFMS Campus de Aquidauana e atualmente é profa. de Matemática do Ensino Médio no Instituto Educacional Falcão, em Aquidauana. Veja o vídeo gravado por ela aqui.

Janini Gomes Caldas Rodrigues – E.E Profa Doris Mendes Trindade/Aquidauana: mestranda em Educação Matemática pela UFMS, especialista em Informática Educativa pela Universidade Cândido Mendes – RJ e Licenciada em Matemática pela UFMS/CPAQ. Atualmente é professora na EE Profª Dóris Mendes Trindade em Aquidauana (MS) e membra do Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT) da UFMS. Tem experiência como Professora Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos (PROGETEC). Veja o vídeo gravado por ela aqui.

Houve também a participação de estudantes dos ensinos médio e técnico, todos alunos destes três professores, apresentando suas perspectivas, dificuldades ou desafios, organização para estudos e aprendizados.

Projeto abordou discussões importantes entre cerca de 50 participantes (clique para aumentar)

Integrante do projeto, a acadêmica Caroline Rodrigues de S. Moura (Matemática/CPAQ) valorizou a reflexão provocada pela atividade. “A palestra se mostrou de muita importância. Pautas interessantes foram levantadas, como as vantagens e dificuldades do ensino a distância. Ações como essa são excelentes para reestruturar nossa rotina e nos fazer refletir sobre diferentes realidades. Além da oportunidade de socializar e participar de discussões, como antes fazíamos no ensino presencial”, disse a estudante.

Para o Prof. João Batista Garcia, coordenador do curso de Matemática, a ação destacou a diferença da modalidade remota para alunos do ensino público e privado. “A webinar foi muito rica nos pontos deixados para reflexão. Dentre eles destaco alguns que julgo importantes. Ficou claro na fala dos palestrantes e demais participantes da live a diferença existente no alcance da modalidade de ensino proposta (remota), para os alunos das Instituições de Ensino Público e das Instituições de Ensino Privadas. Outro aspecto que se observa é com relação às mudanças de comportamento, tanto do corpo docente, quanto do corpo discente, tendo que aprender a fazer uso de ferramentas (TIC’s) com as quais não estavam acostumados, gerando sobrecarga de trabalho em ambos os segmentos. Essas mudanças, com certeza, também afetaram o cotidiano dos familiares dos professores e alunos”, afirmou o professor.

Além disso, João Batista também aponta o surgimento de novas metodologias durante o processo de aprendizagem. “Outro ponto interessante levantado nos pronunciamentos, é que as ferramentas ora utilizadas não deixarão de estar presentes, mesmo nas atividades presenciais, visto que elas motivaram a necessidade de os professores desenvolverem novas metodologias, para serem utilizadas no processo de aprendizagem. A ação foi bastante rica nas trocas das experiências relatadas, tanto por alunos, quanto por professores, ficando claro que, apesar das grandes dificuldades encontradas para enfrentar esta crise, vários aspectos positivos ficarão para a melhoria da qualidade de ensino presencial”, finalizou o coordenador do curso.

Sobre o projeto

O projeto Olhar 90 tem como objetivo melhorar a relação interpessoal entre os participantes, diversificando os estudos e proporcionando uma formação mais ampla aos integrantes. Além disso, busca-se também complementar sua formação com temas que envolvem a sala de aula, como a vida social e estudos em matemática, favorecendo tanto o desenvolvimento de conhecimentos teóricos quanto de aprendizados pessoal, social e de enfrentamento de problemas.

Dentro do projeto, as ações ocorrem com periodicidade mensal. Também são realizadas atividades de mesma natureza com turmas de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas de Anastácio e Aquidauana.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com Profa. Juliana Alves, pelo e-mail juliana.a.souza@ufms.br.