Definido Calendário Acadêmico para 2021

Na última reunião do Conselho Universitário (Coun), realizada em 16 de outubro, foi aprovada a proposta de Calendário Acadêmico da graduação e pós-graduação apresentada pelos conselheiros e pró-reitores da Prograd Ruy Alberto Caetano e da Propp Nalvo Franco.

“Estamos vivendo um momento muito difícil, mas ao mesmo tempo percebemos o comprometimento de toda a comunidade universitária, na medida do possível, no sentido de dar continuidade a todas as atividades para que possamos concluí-las até dezembrode 2020. Neste sentido, pensamos e trabalhamos no calendário levando isso em consideração, mas pensando também naquelas que ainda estiverem abertas até dezembro, para que possam ser concluídas no próximo ano, se a situação exigir”, comentou Ruy.

De acordo com o pró-reitor da Prograd, o calendário também levou em consideração o cuidado com a saúde dos estudantes, professores e técnicos, permitindo períodos de descanso em janeiro e julho. “Também definimos períodos para conclusão das atividades que ficarem abertas neste ano e em fevereiro um período de verão antes do início do primeiro semestre letivo e um período de inverno para as disciplinas que tiverem necessidade de oferta intensiva, que é muito importante pra alguns cursos. Embora não tenhamos nos reunido com todos os coordenadores, muitos enviaram sugestões à Prograd. A grande maioria delas, foi atendida no calendário proposto. Entendemos que esse calendário irá nos conduzir mais rapidamente a uma situação mais próxima do normal”, disse.

Segundo o pró-reitor Nalvo Franco, o calendário da pós-graduação foi elaborado após a definição do da graduação. “Construímos uma proposta que fosse possível de ser executada durante o ano de 2021 e ao mesmo tempo contemplasse o que foi o ano de 2020. Neste sentido, adiamos um pouco o início das atividades, que devem ser realizadas em consonância com a graduação”, explicou. O pró-reitor destacou que as novidades do calendário de 20201. “Ao invés de fixar em 15 semanas, optamos por 18 semanas no primeiro semestre e 17 no segundo para contemplar com mais folga as necessidades das disciplinas que começarem um pouco após o início oficial, aproveitando a semana de feriados em outubro e a semana de atividades acadêmicas, e ao mesmo tempo proporcionando mais possibilidades para disciplinas concentradas que acontecem muito na pós-graduação de forma que os professores e estudantes terão mais folga para cumprir a carga horária exigida nas disciplinas”, falou.

Principais datas

Na proposta aprovada pelo Coun ficam estabelecidas as seguintes datas:

– 1º de fevereiro a 5 de março: período letivo de verão 2020/2

– 15 de março a 10 de julho de 2021: início e final do primeiro semestre letivo

– 12 a 31 de julho de 2021: período de inverno 2021/1

– 2 de agosto a 4 de dezembro de 2021: início e final do segundo semestre letivo

Também foram definidas as datas de realizações de eventos importantes como a Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS que deve acontecer entre os dias 2 e 6 de agosto e o Integra UFMS, entre os dias 13 e 17 de setembro.

Confira abaixo a Resolução e Calendário Acadêmico detalhado.

60_Aprova-o-Calend-rio-Grad-e-P-s-Grad-2021

Download (PDF)