Integra UFMS – Condições de saneamento básico e ambiental de Aquidauana são investigadas

A preocupação ambiental e as condições de saneamento básico no município de Aquidauana incentivaram o estudante de Geografia do Campus de Aquidauana (CPAQ), Ian Nícolas Velasquez Ferraz, a realizar o trabalho “Saneamento Ambiental e Saúde: Um estudo das condições ambientais da área urbana de Aquidauana e suas implicações na saúde da população”. Orientada pela professora Lucy Ribeiro Ayach, a pesquisa pertence ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O estudo tem o objetivo de analisar as condições de saneamento básico e ambiental do município de Aquidauana e sua relação com a saúde da população. “Segundo a lei n° 11.445/07, o saneamento básico precisa proporcionar e fornecer um tratamento adequado de esgoto, tratamento de água e coleta seletiva decente e digna para todos”, explica Ian.

Com abordagem sistêmica, a pesquisa foi realizada a partir de revisões bibliográficas sobre o tema e levantamentos de dados junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Aquidauana e Secretaria de Saúde do município de Aquidauana.

Os resultados parciais revelam deficiência na infraestrutura de saneamento básico do município, disposição inadequada de resíduos sólidos realizada pela população e índices elevados de dengue na região. Esses fatores atingem diretamente a saúde ambiental e a qualidade de vida dos moradores.

Sobre a incidência de dengue, o estudante destaca que o comportamento inadequado da população influencia os números de casos da doença. “Lixos que são abandonados em terrenos baldios e principalmente a falta de educação da população. De nada adianta a Prefeitura, em trabalho com a Secretaria de Saúde, limpar as ruas se a atitude da população não colabora para que o município mantenha suas ruas limpas”, concluiu.

A apresentação completa e o resumo podem ser conferidos aqui. Veja abaixo o vídeo de apresentação:

Texto e imagem: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)