Integra UFMS – Clube incentiva a leitura entre estudantes e comunidade

“Clube de Leitura – Porque ler nunca é demais” é um projeto de cultura desenvolvido no Campus de Aquidauana (CPAQ). A ação é coordenada pela professora Janete Rosa da Fonseca, com a participação de diversos estudantes.

Segundo a estudante de Pedagogia, Magda Barbosa da Silva, o projeto tem o objetivo de “ampliar as dimensões que envolvem as competências leitoras, interpretativas e de produção textual, por meio do contato com obras literárias e sua leitura integral, individual e compartilhada”, explicou. As atividades desenvolvidas assumem o papel de despertar o interesse da comunidade acadêmica para o exercício da leitura.

A cada 15 dias, por meio de rodas de conversa, os leitores compartilhavam suas experiências com as obras literárias. Os encontros eram realizados no CPAQ e os livros eram disponibilizados em formato PDF ou na Biblioteca do Campus. As obras eram escolhidas pela coordenação do Clube de Leitura.

A realização do projeto promoveu a ampliação das interpretações e visões de mundo, além de aperfeiçoar as práticas de produção textual dos estudantes. Com resultados positivos na comunidade acadêmica, a ação foi estendida para a comunidade externa por meio de uma parceria com a Agência Penitenciária do município de Aquidauana. Os detentos de baixa periculosidade possuíam a oportunidade da remição de pena a partir da prática da leitura.

Confira o resumo e apresentação aqui. Ou assista no vídeo abaixo:

Texto e imagem: Juliana Ovelar – Estagiária da Agecom no CPAQ