Integra UFMS – Produção de pesquisadores indígenas de Aquidauana e Anastácio é tema de estudo

A estudante Ana Beatriz do Canto Romero, do curso de História do Campus de Aquidauana (CPAQ), divulgou no Integra UFMS 2020 o trabalho que está desenvolvendo, intitulado “Os pesquisadores indígenas dos municípios de Aquidauana e Anastácio”. A pesquisa de iniciação científica é orientada pela professora Vera Lúcia Ferreira Vargas.

De acordo com Ana Beatriz, o objetivo do trabalho consiste em “mapear a produção acadêmica dos pesquisadores indígenas Terena dos municípios de Aquidauana e Anastácio. O primeiro passo foi uma pesquisa bibliográfica on-line nos bancos de teses e dissertações e em seguida foi realizada a leitura desses trabalhos e fichamentos”, explicou a acadêmica.

A estudante descreve que, após os fichamentos, foi elaborada uma tabela contendo o nome do pesquisador, título do trabalho, palavras-chaves, nome do orientador, nome da defesa, aldeia e terra indígena de origem, entre outras informações que caracterizam os pesquisadores.

O levantamento identificou cinco dissertações e três teses de doutorado com temas diversificados, englobando a educação escolar indígena, que está presente em todos os trabalhos analisados, estudo da língua Terena, mulheres Terena e lideranças indígenas. Estes temas foram analisados pelos pesquisadores nas aldeias onde residem: Aldeia Limão Verde, Terra Indígena Limão Verde, Aldeia Bananal, Aldeia Água Branca e Terra Indígena Taunay/Ipegue.

Dentre as redes estabelecidas pelos pesquisadores, está a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Populações Indígenas (NEPPI) da instituição.

Confira aqui o resumo e a apresentação do trabalho. Ou veja abaixo:

Texto: Juliana Ovelar (estagiária da Agecom no CPAQ)