Pelo Integra, webinar debaterá a organização de empresas juniores na UFMS

A programação do Integra 2020 contará com uma live especialmente dedicada para as empresas juniores (EJ) no dia 07/10, às 10h00. A ideia do evento é mostrar como o movimento das EJs está se organizando na UFMS e motivar alunos a empreender nas diferentes áreas do conhecimento.

A EJ não é uma possibilidade exclusiva de algumas áreas como administração e engenharia. Ela é uma iniciativa de empreendedorismo e, inclusive, reúne competências complementares para oferecer serviços com mão de obra altamente qualificada. Trata-se de uma iniciativa que parte dos alunos, mas que é apoiada por professores engajados em promover a cultura empreendedora na universidade.

Na UFMS, as EJs estão no escopo das atividades da Aginova e, durante a live, serão demonstradas e discutidas características que integram o mindset inovador, como o foco em resultado, a transparência, a busca por sinergias e soluções que atendam às necessidades de mercado. Questões práticas como o processo para a consolidação de uma EJ também serão respondidas.

A Profa. Ana Graziele, docente do Campus de Aquidauana (CPAQ), presta mentoria para as empresas atualmente incubadas na Pime (Pantanal Incubadora Mista de Empresas), que é outra área de atuação da Aginova. Ela afirma que “quando passam por um processo de EJ, os empreendedores adquirem competências que torna o próprio processo de incubação mais efetivo. Ter contato com o ambiente real de mercado, concorrer com outras empresas para prestar o serviço e lidar com problemas cotidianos da gestão de um negócio enriquece a experiência do empreendedor e o prepara para enfrentar os desafios de qualquer empresa”, diz a docente.

Segundo Ana, são diversas as áreas em que uma empresa júnior pode atuar. “Na área de Administração, EJs podem prestar consultorias sobre temas emergentes de gestão, tais como comércio eletrônico, marketing digital, planejamento estratégico e ministrar treinamentos voltados para a aquisição de competências. EJs dedicadas à análise de dados estatísticos, assessoria em comunicação, avaliações de impactos ambientais e educação ambiental são exemplos de EJs que cursos de licenciatura podem desenvolver”, explicou a docente.

A programação também contará com a apresentação do Programa UFMS Júnior, pelo Diretor da AGINOVA, Professor Saulo Gomes Moreira; apresentação do Movimento EJ e FEJEMS, pelo Presidente da FEJEMS, Gustavo Gorki Scandarolli; e apresentação de cada EJ atuante na UFMS.

A programação do Integra UFMS 2020 pode ser acessada neste link.